De 2015 até setembro de 2018, de acordo com dados do Laper (Laboratório de Anatomia e patologia de Roraima), foram registrados 84 casos de câncer de próstata aqui no Estado.
Nesse mesmo período, 98 homens morreram em consequência da doença. O número de óbitos é maior que o de casos registrados justamente pela falta de prevenção, o que faz com que o câncer seja descoberto já em fase mais avançada.
Ação – No último dia de novembro os homens puderam contar com exames e atendimentos gratuitos no PACS (Pronto Atendimento Cosme e Silva), no bairro Pintolândia. O foco da ação foi a campanha Novembro Azul, voltado ao incentivo da prevenção contra o câncer de próstata.
Foram ofertadas consultas em clínica geral, endocrinologia e urologia, além de palestras sobre diabetes, câncer de próstata, hipertensão, câncer de útero e câncer de mama. Além disso, foram disponibilizados testes de glicemia, aferição de pressão e, nos casos necessários, o encaminhamento para a CECM (Clínica Especializada Coronel Mota).
“Prevenção é o melhor remédio. É preciso que o homem ultrapasse a barreira do preconceito, pois o câncer de próstata pode ser mais facilmente tratado caso seja descoberto no início”, disse José Rodrigues, gerente do NAPSH (Núcleo de Ações Programáticas da Saúde do Homem)
O autônomo Raimundo Ribeiro aproveitou a ação para atualizar os exames. “Me preocupo com a saúde. A idade vai chegando e é preciso redobrar a atenção”, contou Raimundo, enquanto aguardava atendimento com o clínico geral, após aferir a pressão.