Cinco sinais de que você está consumindo muito açúcar

Além da fadiga, a liberação da insulina no sangue também pode causar fome e irritabilidade

O consumo excessivo de açúcar está associado a uma série de problemas de saúde, incluindo obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas (Foto: Raisa Carvalho)
O consumo excessivo de açúcar está associado a uma série de problemas de saúde, incluindo obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas (Foto: Raisa Carvalho)

O consumo de açúcar diário é de aproximadamente 50 gramas por dia, cerca de 10 colheres de chá, segundo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, existem muitos alimentos e bebidas que sozinhos já ultrapassam o limite recomendado para um adulto.
Segundo especialistas da área da nutrição, conforme o portal Best Life, existem alguns sinais de que você está consumindo muito açúcar e precisa reduzir.
Confira:

  1. Enxaqueca
    A absorção rápida do açúcar pode levar a um pico de açúcar no sangue seguido de um declínio rápido. Esse comportamento sem padrão de açúcar contribui nas dores de cabeça e enxaqueca.
  2. Cansaço
    Se você está cansado demais, sem motivo, pode ser um sinal de consumo alto de açúcar. Quando se come açúcar, o pico de açúcar no sangue pode fazer com que o organismo libere insulina para baixar o índice para um nível adequado. Essa insulina pode causar fadiga.
  3. Gula
    Além da fadiga, a liberação da insulina no sangue também pode causar fome e irritabilidade. A reação natural é procurar imediatamente por mais açúcar para recuperar sua energia, o que vira um ciclo vicioso.
  4. Insônia
    O aumento e queda rápida de açúcar no sangue pode levar também à liberação de hormônios, tipo a adrenalina e o cortisol, que contribuem para a insônia e dificultam uma boa noite de sono.
  5. Acne
    Outro sinal de consumo alto de açúcar é a acne e outros problemas na pele, como o envelhecimento precoce. É dito que o açúcar acelera o processo, especialmente para mulheres grávidas.