Triagem neonatal terá novo fluxo a partir do dia 1º de dezembro na Maternidade

Segundo a direção do Hospital Materno Infantil Nossa Sra. de Nazareth, a mudança busca melhorar e organizar os serviços de saúde neonatal em Roraima

Foto: Secom
Foto: Secom

Testes de triagem neonatal, realizados em recém nascidos, terão novo fluxo de atendimento a partir do dia 1º de dezembro para bebês internados no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth até o quinto dia de vida.

Anteriormente, testes do pezinho, orelhinha, olhinho, linguinha e coraçãozinho recebiam pacientes de todas as unidades do Estado, entre públicas e privadas. Agora, as alterações garantem a continuidade do cuidado e atenção à saúde neonatal, alinhando a movimentação da triagem em recém nascidos com as diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Com a alteração, os bebês que tiverem alta antes do terceiro dia de acompanhamento, vindo de hospitais privados ou nascidos em casa, deverão procurar as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para realizar o exame.

O diretor da Maternidade, Manoel Roque, destaque a implementação da mudança é fundamental para a melhoria e organização dos serviços de saúde do local, além de fortalecer a rede de apoio à saúde neonatal em Roraima.

“Isso já está preconizado pela Lei nº 12.303, que toda e qualquer unidade que realize parto tem o dever de cumprir com a assistência ao recém-nascido. Além de que as unidades particulares realizando os testes nas suas dependências diminui a circulação do bebê, que não está imunizado ainda e fica susceptível a pegar qualquer tipo de infecção”, diz Manoel.

Triagem neonatal terá novo fluxo a partir do dia 1º de dezembro na Maternidade (Foto: Secom)