Diga sempre sim a si mesmo, ou mesma, mas sem o arrufo do não. Você estará dizendo não quando não der mínima atenção ao que não lhe interessa, sobretudo quando se trata de uma ofensa. Se você partir para a discussão vai acabar perdendo. Valorize-se não perdendo tempo com o que não tem valor. Quando nos aborrecemos com um idiota estamos nos igualando a ele. Fique firme em você. Valorize-se no que você é. E você é o que está em você, como um ser humano em evolução. E não podemos evoluir perdendo tempo com o negativo. Não desperdice seu dia, hoje. É no positivo que você vai se preparar para o dia, amanhã. Sorria, cante, dance, faça tudo que lhe dê alegria, mas, dentro da racionalidade. E ser racional é conhecer-se no que você é.
Estamos nos envolvendo muito na euforia da comunicação, sem prestarmos mais atenção ao positivo. Faz um bocado de tempo que venho dizendo que estamos errando nas orientações. O descontrole nos relacionamentos entre casais está fora dos limites. E isso porque não prestamos atenção ao desenvolvimento racional. É claro que o ciúme, por exemplo, é uma doença. Ele é um descontrole mental, e não emocional. E o descontrole mental está evoluindo em nível assustador. E tudo por falta de orientação na educação. Se você é uma pessoa ciumenta, não se orgulhe disso. Ao contrário, procure um tratamento mental. O que é muito difícil. Mas, se tornará mais fácil para os que acreditam no seu desequilíbrio mental.
“No Brasil só há um problema nacional: é a educação do povo”. Foi o médico carioca, Miguel Couto que tentou nos acordar para o problema que vimos alimentando há séculos, e sem abrir a mente para o perigo. Quando será que os responsáveis pela educação se conscientizarão da importância da educação para o controle mental do cidadão? E nunca controlaremos a mente com orientações obsoletas e, de certa forma, prejudiciais como reguladoras. Comecemos com a educação das crianças atuais que estão nos chamando a atenção para a realidade do futuro que está batendo à nossa porta. Não vamos levar o pensamento do Miguel Couto como uma euforia. O maior problema, não só no Brasil, mas no mundo todo, é a Educação. E continuamos mantendo-a em um patamar bem baixo. Vamos, cada um de nós, fazer sua parte para o desenvolvimento da humanidade que continua tentando solução, com problemas arcaicos e prejudiciais ao desenvolvimento humano. Pense nisso.
99121-1460