Esporte

Palas Atena (AM) é campeão nos pênaltis

Com a vitória sobre o Extremo Norte (RR), o time se tornou o terceiro amazonense a levar o título do torneio. A escolinha do Cruzeiro (RR) ficou em 3º

Foi emocionante. Diante de centenas de torcedores no estádio Ribeirão, depois de o placar terminar em 2 a 2 no tempo normal, o colégio Palas Atena, do Amazonas, derrotou o Extremo Norte, anfitrião da 6ª Copa Roraima de Futebol Infantil Sub-15, por 5 a 4, e levou o título da maior competição de base do Estado, na noite da última terça-feira de carnaval. Com o triunfo, o time tornou-se o terceiro amazonense a vencer o torneio.
O goleiro Luis Henrique, que defendeu a cobrança de Vitor de Paula, e o jogador Flávio, que acertou o último pênalti, foram os heróis do título do torneio internacional, que reuniu 12 equipes entre os dias 13 e 17 de fevereiro.
Para Flávio, o sentimento de ser campeão “é o melhor”. “É um grande orgulho poder honrar um trabalho de um ano, onde foi gasto mais de R$ 20 mil para nós estarmos aqui. Só tenho agradecer a todos de Manaus, que nos apoiaram, à nossa torcida, comissão técnica, em especial ao senhor Pedro, que é o dono do time”, declarou.
O JOGO – Em um primeiro tempo equilibrado, as equipes pouco finalizaram, mas mostraram vontade de vencer. Mas essa garra parava na marcação e na defesa. O Palas Atena mandou o primeiro susto, aos 6 minutos, com o capitão Lucas, que chutou perto do gol. O Extremo Norte respondeu em seguida, pelo jogo aéreo.
O time anfitrião tinha um 12º jogador: os torcedores, que, por vezes, parodiavam o grito da torcida do Corinthians: “aqui tem um bando de loucos, loucos por ti Extremo…”.
Mas a torcida se calou aos 8 minutos, quando o time amazonense abriu o placar. Ricardo recebeu passe pela direita, avançou e chutou, o goleiro Everton ainda tocou na bola, que procurou a rede.
A torcida logo voltara a cantar, e deu gás para o Extremo Norte empatar aos 11. Gustavo tocou para Yago, que mandou na rede. A equipe seguiu no ataque, de onde, quatro minutos depois, Ramirez cobrou falta para a linda defesa de Luis Henrique. O último lance de perigo do primeiro tempo foi do Palas. Andrel recebeu passe, tocou para Athirson, que chutou para a defesa de Everton.
A etapa complementar iniciou mais tranquila, com poucas finalizações. O primeiro susto só veio aos 7 minutos, e foi do Extremo Norte, pelo jogo aéreo. E o Palas Atena voltou a dominar o placar, aos 12. Andrel tocou para Natanael, que mandou por debaixo do goleiro Everton. A falha dele causou sua substituição por Thácito, aos 18 minutos.
Mas antes, aos 16, seu time marcara o gol do empate, pelo jogo aéreo. Ramirez cobrou escanteio para Vitor Vinicius cabecear no ângulo, para delírio da torcida roraimense. O Extremo Norte sofreu com a pressão do Palas, nos instantes finais, o que forçou a equipe anfitriã só afastar o perigo.
Mas aos 26, nos acréscimos, veio o grande susto, que poderia acabar o jogo no tempo normal. Andrel saiu na corrida, se livrou de dois marcadores, e deu um toquinho na direita do goleiro Thácito. A bola raspou a trave, e o placar ficou mesmo no 2 a 2.
PÊNALTIS – Andrel, Lucas, Iran, Lucio e Flavio foram os jogadores que acertaram as cobranças do Palas Atena. Paulo Victor, Ryan, Ramirez e Luis fizeram os gols do Extremo Norte, e Vitor de Paula errou a terceira cobrança, que parou nas mãos do goleiro Luis Henrique.
SEMIFINAIS – Nos jogos semifinais, realizados na última segunda-feira, 16, no estádio Ribeirão, o Extremo Norte derrotou a escolinha do Cruzeiro (RR), por 1 a 0. Já o duelo amazonense entre Palas Atena e escolinha do Santos terminou em 0 a 0 no tempo normal. Nos pênaltis, o Palas fez 6 a 5.
TERCEIRO LUGAR – Na disputa pelo terceiro lugar, na última terça-feira, no palco da final, a escolinha do Cruzeiro bateu a escolinha do Santos, por 1 a 0, e fechou o pódio.