Colégio de Aplicação promove evento pelo fim da violência contra as mulheres

A “Ação Amigos da Escola” acontece na manhã desta sexta-feira (22), até às 12h

O evento é voltado para todos os públicos e tem como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da equidade de gênero (Foto: Divulgação)
O evento é voltado para todos os públicos e tem como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da equidade de gênero (Foto: Divulgação)

Acontece na manhã desta sexta-feira (22), até às 12h, a “Ação Amigos da Escola”, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAp/UFRR). O evento integra a campanha global dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, uma iniciativa dedicada à conscientização e ao enfrentamento da violência de gênero.

O evento é voltado para todos os públicos e tem como objetivo sensibilizar alunos, professores e a comunidade sobre a importância da equidade de gênero e da promoção de ambientes seguros para mulheres e meninas. Além disso, busca fomentar diálogos sobre respeito, empoderamento feminino e igualdade.

Conforme a organizadora, Cleane Nascimento, a ação foi organizada pelo projeto de extensão Orientação Educacional como espaço de humanização e visqa promover condições apropriadas para o processo de ensino-aprendizagem.

“Durante a programação, esperamos promover uma reflexão profunda sobre a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, abordando temas essenciais para a melhoria das relações sociais e a garantia dos direitos humanos”, disse.

A ação é realizada em parceria com a Coordenação Estadual de Políticas Públicas para Mulheres de Roraima e a Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes).

A programação inclui:

  • Palestra sobre direitos das mulheres: Uma reflexão sobre os direitos das mulheres e as formas de combatê-los;
  • Atendimento psicológico com profissionais qualificados para apoio emocional;
  • Oficina de Artesanato para estimular a criatividade e o aprendizado;
  • Brincadeiras e pintura de rosto;
  • Dinâmica de inclusão;
  • MovCEU: Veículo com biblioteca e atividades culturais;
  • Aferição de pressão arterial e glicose;
  • Inscrições para cursos de capacitação.