Educação

Seminário sobre enfrentamento ao assédio moral nas universidades acontece hoje

O evento está com inscrições abertas até as 9h, por formulário online

Taxa de inscrição da UERR deve ser paga até 1º de abril
Entrada da Universidade Estadual de Roraima, em Boa Vista (Foto: Uerr)

Com foco no combate ao assédio moral no ambiente acadêmico, será realizado nesta terça-feira (26), o Seminário “Assédio Moral nas Universidades Públicas: escuta e enfrentamento”. As atividades acontecem na sala 01 do campus da UERR, das 8h30 às 12h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até as 9h de hoje, por meio de formulário online.

O evento, organizado pela Regional Norte I do ANDES – Sindicato Nacional e pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Roraima (SINDUERR), busca abrir um espaço de diálogo. Segundo a professora Ana Lucia Gomes, 1ª Vice-Presidente da Regional Norte 1 do ANDES e uma das responsáveis pela organização do seminário, a iniciativa surgiu após uma denúncia de assédio na UERR.

Ela também destacou que o evento tem um significado especial, pois a universidade tem se mostrado alheia à situação e o assédio é um dos principais fatores responsáveis pelo adoecimento dos professores.

“A partir das conversas e reuniões com a direção da universidade, pensamos que seria importante trazer este seminário para mostrar à comunidade universitária que o assédio existe, mas que existem também medidas para enfrentá-lo. Nosso papel, como sindicato, é acompanhar os casos, no sentido de orientar professores, professoras, técnicos e estudantes com relação a isso”, afirmou a docente.

Programação

A programação inclui palestras da professora doutora Caroline de Araújo Lima (UNEB), sobre as dimensões e enfrentamentos jurídicos do assédio moral, e da professora Raquel Dias Araújo (ANDES-SN), que abordará o papel do sindicato na defesa das mulheres e na proteção contra a violência moral. O Seminário também contará com participação da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

  • 9h: Abertura
  • 9h15 às 9h30: A luta sindical na defesa da vida das mulheres pelo dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher. Com mediação da Prof.ª Laurinete Rodrigues, UERR/SINDUERR, e convidada Prof.ª Raquel Dias Araújo, 1ª Vice-Presidente do ANDES SN.
  • 9h30 às 10h30: Palestra: “Assédio moral nas Universidades públicas: dimensões, conceituações e enfrentamentos jurídicos”. Com mediação de Francisco Leidens, UERR/SINDUERR, e convidada Profª Dra. Caroline de Araújo Lima (UNEB), 1ª secretária do ANDES-SN – Encarregatura de Assuntos Jurídicos e Membro da Comissão de Enfrentamento, Criminalização e Perseguição Política a Docentes do ANDES-SN.
  • 10h30 às 11h30: Roda de Conversa: “Apresentando Proposta de Protocolo de combate a violência e assédios nas IEES/IMES/IDES”. Com mediação de Edgard Zanette, UERR/SINDUERR.
  • 11h30 às 12h: Conclusões e encaminhamentos: “Os caminhos para tornar a UERR um espaço acolhedor”. Com mediação da Prof.ª Ana Lúcia Gomes, Presidenta da Regional Norte 1 ANDES SN.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.