Menino ganha tratamento dentário após pedir em cartinha ao Papai Noel dos Correios

Em Boa Vista, quase duas mil cartinhas foram escritas, com pedidos diversos

Miguel escreveu a cartinha através da campanha Papai Noel dos Correios (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Miguel escreveu a cartinha através da campanha Papai Noel dos Correios (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“Se fosse possível, queria cuidar dos meus dentinhos, mas é muito caro.” Foi o que Miguel S. P., de 11 anos, escreveu em sua cartinha para o Papai Noel dos Correios, campanha nacional dos Correios que recebe cartinhas de crianças em todo o Brasil para que possam ser adotadas e os pequenos tenham seus desejos atendidos. Em Boa Vista, quase duas mil cartinhas foram escritas, com pedidos diversos.

Miguel escreveu através do Coral Artcanto, programa municipal que atua no ensino de canto à crianças em situação de vulnerabilidade, quando a assistente social chegou com um papel para que ele fizesse seu pedido ao Papai Noel. Muito receoso do que pedir, primeiro ele pediu um ‘sapato social preto’, uma bola ou um hidrocor.

Ao final do texto, Miguel lembrou de pedir algo que precisava muito, mas não tinha certeza se iria ganhar ou não, o tratamento dentário foi escrito com cautela, pois ele considera algo caro para se pedir. Mas o que o pequeno não sabia, era que a dupla de papais-noéis Sayasy Lima e Marcos Botelho, que são cirurgiã dentista e endodontista, apareceriam para realizar o seu pedido.

“Nós já participamos do programa indiretamente no ano passado, ajudamos a realizar o sonho de outra criança. Mas quando a cartinha do Miguel veio até a gente, nós ficamos muito felizes. Porque transformar o sorriso de um adulto já é algo especial, mas transformar o de uma criança e principalmente em período de natal, é felicidade em dobro”, explicou a cirurgiã dentista Sayasy Lima.

Cirurgiã dentista Sayasy Lima, em entrevista à FolhaBV (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Em entrevista à FolhaBV, Miguel contou que ficou feliz em ter o pedido atendido. “Eu fiquei alegre, é a primeira vez que eu participo, fiquei muito alegre”, disse Miguel. A dupla de médicos também irá presenteá-lo com o restante dos itens escritos na carta.

Miguel ganhou um tratamento dentário completo através dos profissionais (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Miguel mora em Boa Vista com os bisavós, ele ajuda no cuidado dos dois idosos. O bisavô dele teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) recentemente e precisa de cuidados paleativos pois ficou em estado vegetativo.

Com a mãe morando em São João da Baliza, Miguel ajuda a sua bisa, como ele chama a bisavó, nos cuidados com o idoso e os afazeres da casa. Como a renda da família vem somente de um auxílio que a bisa de Miguel recebe, eles acabam regrando os gastos na casa e por conta disso, desde pequeno Miguel aprendeu que a vida, nem sempre é como a gente quer.

O endodontista Marcos Botelho relata que a cartinha de Miguel chamou a atenção pelo carinho e cuidado com os bisavós.

“Hoje em dia é tão difícil ver essa relação [de bisnetos e bisavós] e o Miguel praticamente toma conta dos bisavós dele, isso foi bem emocionante de ver”, relata o endodontista.

Endodontista Marcos Botelho, em entrevista à FolhaBV (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Há 35 anos, a campanha Papai Noel dos Correios atua na realização dos sonhos de crianças em todo o Brasill, em Boa Vista, o programa atua em parceria com escolas municipais, projetos sociais e ongs que atendem crianças em situação de vulnerabilidade. Com o feito de ter atendido 100% das cartinhas no ano passado, este ano a meta é repetí-lo, é o que relata o superintendente estadual do Correios, Marcelo Augusto.

“As cartas são bem emocionantes, a gente percebe que tem essa necessidade de fazer com que a população tenha conhecimento de tudo isso, se emocione também com elas e realize esse ato de solidariedade. Nós tínhamos a extimativa de receber 1.500 cartas mas já estamos chegando a duas mil e queremos que todas sejam apadrinhadas também”, relata Marcelo.

Superintendente do Correios em Roraima, Marcelo Augusto, em entrevista à FolhaBV (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

As cartas podem ser adotadas até o dia 10 de dezembro, através da casa do Papai Noel, que fica na sede do Correios, praça do Centro Cívico, 176, no centro de Boa Vista ou através do site blognoel.correios.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE