Cotidiano

Infovia 04: Segunda fase de projeto que levará internet a 460 mil pessoas em RR e AM é aprovada pelo Ministério

Com 647 quilômetros de extensão, sendo 515 km subaquáticos, a Infovia 04 ligará Boa Vista (RR) ao distrito de Vila de Moura, em Barcelos (AM), beneficiando cerca de 460 mil pessoas

Estrada digital levará internet a 460 mil pessoas nos estados de Roraima e Amazonas. (Foto: João Alberto Pedrini/MCom)
Estrada digital levará internet a 460 mil pessoas nos estados de Roraima e Amazonas. (Foto: João Alberto Pedrini/MCom)

A segunda fase de implantação da Infovia 04, projeto que promete conectar localidades isoladas de Roraima e Amazonas à internet de alta velocidade, foi autorizada pelo Ministério das Comunicações. A obra, que faz parte do programa Norte Conectado, já conta com as licenças ambientais necessárias para iniciar o trecho terrestre, conforme anunciado nessa segunda-feira (25).

Com 647 quilômetros de extensão, sendo 515 km subaquáticos, a Infovia 04 ligará Boa Vista (RR) ao distrito de Vila de Moura, em Barcelos (AM), beneficiando cerca de 460 mil pessoas. A infraestrutura atenderá inicialmente 40 escolas, quatro unidades de saúde, três prefeituras e outros pontos estratégicos, incluindo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Conexão entre Boa Vista e Vila de Moura

A primeira etapa do projeto foi concluída em agosto, quando o Ibama autorizou o lançamento de cabos subaquáticos no leito do rio Branco, interligando Santa Maria do Boiaçu, distrito de Rorainópolis (RR), a Caracaraí (RR). Agora, os trabalhos seguirão por terra no trecho de 132 km que conecta Caracaraí a Boa Vista.

De acordo com o Ministério das Comunicações, a obra é essencial para reduzir a desigualdade de acesso à internet na Região Norte. “As pessoas que vivem em áreas remotas precisam de internet de qualidade para acessar serviços públicos básicos, como o SUS. Seguiremos até concluir essa conexão”, afirmou o ministro Juscelino Filho.

Estradas digitais no Brasil

A Infovia 04 faz parte de um projeto nacional que prevê a construção de 28 “estradas digitais” para ampliar a conectividade em áreas de difícil acesso. O investimento total no programa é de R$ 2 bilhões, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Outras infovias já concluídas incluem a Infovia 00, que conecta Macapá (AP) a Santarém (PA), e a Infovia 03, que interliga Belém (PA) a Macapá. No total, serão instalados 12 mil km de cabos de fibra ótica submersos em rios, beneficiando 59 municípios nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

Impactos para a região Norte

Além de conectar equipamentos públicos, como escolas e hospitais, a Infovia 04 permitirá que operadoras privadas expandam o acesso à internet de banda larga, fomentando o desenvolvimento econômico nas localidades atendidas.

Com capacidade de transmitir até 20 terabits por segundo – equivalente a 200 mil vídeos em alta definição –, os cabos são projetados para durar pelo menos 25 anos submersos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.