Acontece nesta quarta-feira (27) a 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, com o tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”.
O evento, que ocorre durante todo o dia no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), reúne estudantes, representantes da sociedade civil, do setor público e privado para discutir soluções para os desafios ambientais.
“Soluções debatidas e selecionadas aqui vão subsidiar a prefeitura na elaboração de políticas públicas em prol do meio ambiente em nossa cidade”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Santos.
A conferência aborda cinco eixos temáticos: mitigação, adaptação e preparação de desastres; transformação ecológica; justiça climática; governança e educação ambiental.
Maria Cristina, estudante universitária, destacou a importância da participação dos jovens na construção de um futuro mais sustentável. “É preciso gerar uma interação entre jovens e pessoas mais experientes, representantes de instituições de ensino e instituições de preservação do meio ambiente”, defendeu.
Ao final do evento, será elaborado um relatório com 10 propostas, que será encaminhado à etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, a ser realizada em Brasília, em maio de 2025.