Cerimônia em Porto Velho inaugura obras em 7 aeroportos, incluindo o de Boa Vista

Vinci avalia que modernização e ampliação do terminal da capital de Roraima resolvem definitivamente limitações da pista e melhoram a infraestrutura para atender a crescente demanda de passageiros

Cerimônia de inauguração de obras dos sete aeroportos de Roraima contou com autoridades federais e da empresa Vinci (Foto: Ministério de Portos e Aeroportos)
Cerimônia de inauguração de obras dos sete aeroportos de Roraima contou com autoridades federais e da empresa Vinci (Foto: Ministério de Portos e Aeroportos)

A Vinci Airports inaugurou, nesta quinta-feira (28), em Porto Velho, obras de modernização de sete aeroportos da região Norte, incluindo o de Boa Vista. Conforme a empresa, a modernização e a ampliação do terminal da capital de Roraima resolvem definitivamente as limitações da pista e melhoram a infraestrutura para atender a crescente demanda de passageiros.

Além disso, o aeroporto passou por expansão da sala de embarque, do saguão de desembarque, da sala de restituição de bagagens e da praça de alimentação. A Vinci também instalou 12 novos balcões de check-in com esteiras automatizadas e carrosséis de bagagem maiores.

O terminal passa a ter uma área com 375 metros quadrados – mais do que o dobro da estrutura anterior -novos banheiros públicos, instalações para pessoas com deficiência (PCDs) e famílias, áreas de inspeção para órgãos como Anvisa e Vigiagro, controle de passaporte, alfândega, e esteiras de restituição de bagagens.

Conforme o Ministério de Portos e Aeroportos, de janeiro a outubro deste ano, o número de turistas que passaram pelo Aeroporto Internacional Atlas Cantanhede foi de 360 mil, um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.

A cerimônia contou com autoridades como o diretor regional da Vinci Airports para Portugal, Brasil e Cabo Verde, Thierry Ligonnière, o diretor-presidente da empresa no Brasil, Julio Ribas, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. De Roraima, estavam o vice-governador Edilson Damião (Republicanos) e o deputado Gabriel Mota (Republicanos-RR).

O vice-governador Edilson Damião (esquerda), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, e o deputado Gabriel Mota (direita) (Foto: Divulgação)

Em discurso, Silvio Costa afirmou que o governo federal apoia a ideia de instalar em todos os terminais brasileiros as pontes telecóspicas, conhecidos como fingers, para permitir a entrada e saída de passageiros das aeronaves para as áreas de embarque e desembarque, a exemplo de Boa Vista. “Uma tarefa desafiadora”, classificou o ministro.

Thierry Ligonnière, por sua vez, destacou que as reformas nos terminais da Amazônia “são essenciais para reforçar a conectividade da região, garantindo que esses aeroportos desempenhem um papel cada vez mais relevante no fortalecimento da economia” da região e sua integração com o restante do Brasil e do planeta.

As obras dos aeroportos aeroportos de Manaus, Tefé (AM), Tabatinga (AM), Porto Velho, Boa Vista, Rio Branco e Cruzeiro do Sul (AC) integram um plano de investimento de R$ 1,4 bilhão para melhorar a segurança, acessibilidade, conforto e eficiência operacional. Durante o evento de inauguração, a Vinci apresentou os resultados das obras realizadas em cada aeroporto.