Passava da meia-noite de ontem, dia 5, quando policiais do 2º Batalhão da PM, em parceria com uma guarnição da Força Nacional, prenderam dois adultos e apreenderam dois adolescentes em uma residência na rua R-10, bairro Cidade Satélite, zona oeste da Capital. Todos eles são suspeitos de terem roubado um carro e os pertences de duas mulheres que vivem no bairro Paraviana, zona norte da cidade. Eles entraram no imóvel e renderam as vítimas.
A equipe da PM seguia pela RR-205 e, cerca de três quilômetros depois de passar pelo Residencial Vila Jardim, viram um veículo modelo Renault/Duster Oroch, cor branca, com os faróis ligados em uma estrada de chão que dá acesso à rodovia estadual. Os policiais aproximaram-se e constataram que não havia ninguém no veículo, que o carro estava abandonado, com alguns cartões de banco jogados no interior do automóvel.
Em consulta ao sistema da Polícia, a guarnição descobriu que a caminhonete tinha sido tomada em assalto horas antes. Na tentativa de solucionar o caso, os policiais pediram o reforço de outras equipes e foram até uma residência conhecida por ser uma boca de fumo, onde alguns envolvidos em roubos pela cidade costumam buscar refúgio.
Assim que chegaram ao imóvel, encontraram uma mulher deitada numa rede na varanda. Quando viu a Polícia, a suspeita levantou-se e correu para dentro da casa, gritando sobre a chegada dos policiais. Ao entrarem na residência, as guarnições encontraram três pessoas, dentre elas, uma mulher, que estava revirando uma bolsa vermelha.
Dentro da bolsa havia a chave do veículo abandonado às margens da RR-205. Questionada, a suspeita disse que a chave foi achada na rua, pelo filho dela, de quatro anos. Em relação à bolsa, afirmou que comprou em uma praça no bairro vizinho. As vítimas compareceram ao endereço e reconheceram a bolsa e chave como itens que foram roubados durante a execução do assalto.
Em revista no imóvel, dois invólucros de substância entorpecente, aparentando ser pasta-base de cocaína, foram encontrados na cama de um dos menores. A partir daí, o adolescente contou que, na verdade, quem planejou o assalto foi um elemento chamado “Bryan”, vulgo “Ninja” que inclusive tinha escondido a arma em um terreno baldio ao lado da residência onde os policiais estavam.
ARMA DO CRIME – As equipes fizeram buscas e encontraram uma pistola prateada, com carregador, que estava enterrada. Além da droga, um celular e dois facões que estavam dentro da casa dos suspeitos também foram apreendidos pelas equipes.
Os policiais deixaram o local para fazer diligências, em busca de Bryan, mas ele não foi localizado. Os quatro indivíduos que estavam no imóvel, foram conduzidos à Delegacia como supostos autores do crime. As vítimas informaram que, no total, quatro pessoas praticaram o roubo. Na Unidade Policial, as duas mulheres confirmaram para a delegada de plantão que reconheciam os dois menores como autores do assalto.
Diante da contundência das provas e considerando a materialidade do crime, a autoridade policial lavrou o Auto de Apreensão em Flagrante por Ato Infracional (AAFAI) e manteve os adolescentes apreendidos até a manhã de ontem, quando foram levados para audiência com a Justiça especializada. As duas mulheres foram ouvidas e liberadas. Os pertences foram restituídos às vítimas. (J.B)