Cotidiano

Você na Folha debate Protestos

Os servidores estaduais estão se manifestando em diversas partes de Boa Vista e do interior de Roraima cobrando uma resposta sobre os salários atrasados. Nesta quarta-feira, policiais civis fecharam o 5º Distrito Policial e servidores interditaram a sede da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). Na segunda, agentes socioeducativos protestaram durante a inauguração da Casa da Mulher Brasileira (CMB). A população é contra ou a favor a esse tipo de manifestação?

Glauciene Dutra, 27 anos, professora (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Acredito que todo protesto é válido, ainda mais se tratando dos servidores públicos que estão há tanto tempo sem receber. Acredito que eles fizeram certo, principalmente por se tratar de uma inauguração e contar com a presença das autoridades do Estado. Aprovo a atitude de todos os servidores”

Paulo Alves, 60 anos, servidor público federal (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Acredito que não importa o lugar, o que os servidores querem é receber o que é deles por direito. Então não vejo problema no fato de eles terem se manifestado durante essa inauguração, por exemplo. Creio que é justamente em lugares assim que os servidores chamarão atenção para que resolvam o problema que afeta todos eles”

Ana Lucy, 54 anos, funcionária pública federal (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Lógico que agiram corretamente, sem dúvida alguma. Os funcionários estão sentindo na pele o que é trabalhar e não receber, as autoridades não sabem o que é isso. Em qualquer que seja o lugar, todos os servidores possuem o direito de expressar sua indignação com relação a esse problema. Todos eles estão passando por necessidade, aluguéis atrasados, contas e mais contas atrasadas, é realmente uma situação desesperadora para essas famílias”

Carla Caroline, 26 anos, secretária (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Creio que eles estão certos, pois querendo ou não o dinheiro da inauguração desse prédio poderia ter sido destinado aos próprios servidores que não recebem há meses. Acredito que o Governo do Estado deve resolver esse problema o quanto antes. É uma situação que preocupa a população, pois se os servidores resolverem parar, a situação ficará precária”

Roniê Magno, 27 anos, técnico de refrigeração (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Independente do local, creio que os servidores estão certos, pois estão reivindicando os seus direitos. O pior disso tudo é saber que há dinheiro para investir em um prédio público, mas não há dinheiro para pagar os funcionários. Está cada vez mais difícil resolver essa situação”

Rennys Souza, 25 anos, comerciante (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Não vejo problema nesse tipo de protesto, acho que é uma maneira de chamar atenção para o caso deles. Os servidores estão em uma situação realmente precária, estão pedindo socorro. São filhos que dependem do salário dos pais, esposas que dependem do salário do marido, ou vice-versa. Acredito que o Governo deveria solucionar este problema ainda este ano”