AFONSO RODRIGUES

Acontecimentos atrativos

“A alma humana é como a água. Ela vem do céu e volta para o céu, e depois retorna à terra num eterno ir e vir”. (Goethe)

Se prestarmos mais atenção aos acontecimentos simples, do dia a dia, veremos que as coisas acontecem numa repetição maravilhosa. Ontem, à tarde, fiquei parado diante do televisor ligado. E dois acontecimentos me chamaram a atenção em dois motivos de notícias do dia: o jogo do Botafogo, e as notícias sobre comemorações japonesas. Aí comecei a viajar no tempo, lembrando-me de dois momentos que vivi, simples, mas que estão ligados aos de hoje. O primeiro foi na década dos setentas, quando trabalhei no Estaleiro Caneco. Naquele dia recebemos, no escritório, um novo funcionário. Ele chegou, pela manhã e começou a arrumar sua mesa para o trabalho. De repente ele pegou um quadro e o colocou na parede, detrás de sua mesa. No quadro estava escrito: “Viva o Fogão”. E não estou brincando: olhei para o quadro e fiquei pensando: será que o cara é cozinheiro? Que diabo ele está fazendo aqui, no estaleiro? Só no dia seguinte foi que soube que ele era torcedor apaixonado, do Botafogo.

Fiquei aqui, olhando lá para o portão e rindo sem saber se era da minha tolice ou da importância das boas lembranças. E foi aí que na televisão falaram sobre o movimento em Boa Vista, em relação aos habitantes japoneses no Estado. Aí voltei ao passado, ouvindo comentários de um dos membros da família, sobre a pouca presença de japoneses em Boa Vista. Continuei viajando nos pensamentos, sobre os cinco anos que morei ali na Sé, em São Paulo. Nos finais de semana eu sempre ia caminhar pela Praça da Liberdade. Eu subia a Conde de Sarzedas, atravessava a Praça João Mendes, e seguia pela Avenida da Liberdade. Sempre que eu chegava à Praça Liberdade, ficava encantado com a beleza da Rua Galvão Bueno. Quando olhamos para a Galvão Bueno temos a impresso de que estamos no Japão. Lindo pra dedéu.

Sabe de uma coisa? Podemos ser e viver felizes com nossos pensamentos e lembranças até mesmo simples, do passado. O importante mesmo é não perder tempo com pensamentos desagradáveis. Todos nós já vivemos momentos que devem ser esquecidos. Então vamos esquecê-los. Estamos iniciando mais um mês que vai no desligar de mais um ano de vivências. O importante é que peneiremos, tirando da nossa mente, lembranças que não nos agradaram no ano que passou. E para nossa felicidade somos felizes em terminar o ano com festas e momentos saudáveis. E é só isso. Simples pra dedéu. Ame e viva a vida com amor. Ele é o alimento da alma. E esta é o que temos para sermos o que devemos ser. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460       

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE