Sarau Literário destaca literatura brasileira e contemporânea em Roraima

Evento reuniu alunos para apresentações artísticas e valorização da leitura

(Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
(Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Alunos do ensino médio realizaram, no dia 29 de novembro, o 8º Sarau Literário, com apresentações de teatro, poesia, música e dança. A iniciativa, desenvolvida por professores de Língua Portuguesa e Literatura, buscou aproximar os jovens da leitura e destacar a importância da literatura brasileira e contemporânea.

Elizete da Silva, coordenadora pedagógica da escola, explicou que o projeto foi direcionado principalmente aos estudantes do terceiro ano, que estão concluindo o ensino médio. “Eles apresentaram o que adquiriram ao longo dos três anos na escola. É uma ótima lembrança que levam com eles, fruto do trabalho desenvolvido pela professora Ivanilde Magali”, destacou.

Coordenadora pedagógica, Elizete Silva. (Foto: Wenderson Cabral)

Ivanilde, idealizadora do projeto, explicou que nesta edição o foco foi na literatura contemporânea, incluindo autores como Clarice Lispector e Antônio Cícero. “Queremos que os alunos conheçam essa literatura atual, que muitas vezes parece distante, e passem a apreciá-la”, disse.

Os alunos encenaram trechos de obras literárias, declamaram poesias e representaram grandes autores. Um dos destaques foi Manuel Bandeira, escritor homenageado por uma das turmas. “Foi um desafio preparar tudo em pouco tempo, mas o resultado foi gratificante. Espero que esse evento inspire mais pessoas a valorizar a literatura”, comentou Lívia Vidal, aluna do terceiro ano.

Livia Vidal. (Foto: Wenderson Cabral)

Além de promover o aprendizado, o evento também envolveu professores de outras disciplinas, que colaboraram com a organização. Para Quênia Lopes, gestora da unidade, o sarau é um momento de culminância dos trabalhos realizados ao longo do semestre. “É quando os alunos colocam em prática tudo o que aprenderam, unindo teoria e criatividade para envolver a comunidade escolar”, concluiu.

O evento contou ainda com a participação de estudantes do primeiro e segundo anos, que, segundo a organização, já se preparam para as próximas edições do projeto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE