Os professores aposentados de Roraima continuam à espera do pagamento de retroativos referentes à atualização salarial, que deveria ter ocorrido após a progressão na carreira antes da aposentadoria. A situação já se arrasta por seis meses.
O grupo de profissionais já havia esperado mais de dois anos para a atualização salarial. Em outubro do ano passado, após matéria da FolhaBV, foi definido que o Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper) revisaria os benefícios dos professores seguindo um cronograma de trabalho.
No processo, depois da publicação das portarias de progressão, seriam calculados as possíveis diferenças e efetuado o pagamento dos retroativos. No entanto, desde o fim desse cronograma, os retroativos não foram pagos, e os professores alegam que o governo estadual ainda não autorizou a liberação dos valores devidos.
“Estamos à mercê da autorização do governo para pagar o retroativo, isso tem seis meses que protelam”, afirmaram representantes da categoria.
Em busca de reposta
Com a situação, nessa segunda-feira (2), uma comissão de professores aposentados se reuniu no Iper para cobrar esclarecimentos sobre o pagamento dos retroativos. A reportagem entrou em contato com Governo de Roraima que se manifestou por meio da seguinte:
O Instituto de Previdência do Estado de Roraima informa que foi procurado por uma comissão de professores para tratar sobre a revisão dos proventos em virtude de enquadramentos/progressões concedidas após a aposentadoria com data de efeitos financeiros anterior a concessão do benefício previdenciário.
Ao tomar conhecimento do caso, o instituto logo se prontificou a realizar a revisão dos proventos, estabelecendo um cronograma em etapas, sendo elas:
- Os professores devem realizar um requerimento por escrito e após a revisão serão implantados os valores consignados;
- Os processos que envolvem cálculo da média serão elaborados em planilhas e posteriormente implantados;
- Será efetuado o levantamento dos valores de benefícios retroativos à data de aposentadoria até a efetiva implantação da atualização e pagamento;
- O processo será aberto para cobrança dos valores a serem recebidos dos valores patronais.
Após a implementação das fases 1 e 2, o Iper está seguindo rigorosamente com o cronograma acertado em reunião com o grupo, sendo realizado os levantamentos dos valores para pagamento.
Ressalta-se que tais progressões são referentes à gestão anterior que não implementou tais progressões à época devida e que o atual Governo, em um esforço conjunto, vem realizando a atualização das progressões desses casos.
O instituto reforça seu posicionamento de que o pagamento será efetuado conforme cronograma já estabelecido e que está em fase de finalização dos valores apresentados para adequação orçamentária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE