Doses da vacina contra sarampo foram disponibilizadas nas unidades de Saúde de Boa Vista. A campanha contra a doença foi retomada de acordo com orientação do Ministério da Saúde. Crianças a partir de seis meses até cinco anos poderão receber a vacina.
As unidades básicas de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18 horas. A campanha segue até o dia 28 de fevereiro, quando ocorrerá o Dia D de Mobilização no município.
“A conscientização quanto à importância da vacina tem que partir dos pais, pois eles são os responsáveis em levar as crianças até os postos de vacinação. Precisamos garantir que nossas crianças estejam protegidas e livres do sarampo, assim poderemos erradicar de uma vez essa doença”, destacou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Lopes.
De acordo com a coordenadora municipal de imunizações, Josianne Maia, Boa Vista concentra 60% da população de crianças que precisam se vacinar, mas a procura ainda é baixa. Por isso, alerta os pais sobre a importância de levar os filhos para ser imunizados.
“A vacina contra o sarampo é rápida, gratuita e, uma vez vacinada, a proteção na criança é para a vida toda. A campanha é voltada para um público alvo, porém os adultos que quiserem também podem se vacinar”, destacou.
A partir da próxima semana, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá vacinação itinerante em algumas escolas da capital para atender o público compreendido na campanha e também a população em geral que quiser receber a vacina.
Dia D
No Dia D, das 08h até as 17 horas, além das unidades de saúde, a vacina contra sarampo estará disponível em dez postos volantes localizados em pontos estratégicos da cidade incluindo a área rural do município. Estarão envolvidos na ação 300 colaboradores, entre servidores da Secretaria Municipal de Saúde e voluntários. A ação terá início às 8h e seguirá até as 17h.
Doença
O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. Altamente contagioso, o sarampo é propagado por meio das secreções, tosse, espirros, mucosas, como por exemplo, a saliva de indivíduos doentes para outros não imunizados.
O período de incubação dura entre 8 e 13 dias. A imunização contra o sarampo também protege contra a rubéola e a caxumba, além de ser o único método seguro e preventivo contra a doença.
No Brasil
Em 2013 e 2014 foram registrados 596 casos da doença no país, com maior concentração nos estados de Pernambuco e Ceará.
Fonte: PMBV