A Nestlé comunicou nesta segunda-feira (2) o recolhimento voluntário e preventivo de determinados lotes do produto “Meu Primeiro Lanchinho”, da marca Mucilon. A medida foi adotada após a identificação de níveis de aflatoxina – uma toxina produzida por fungos – acima do limite permitido pela legislação.
Os lotes afetados foram os seguintes:
- Meu Primeiro Lanchinho – Snack de Morango e Banana (35 g): Validades de 01/05/2025, 01/06/2025 e 01/07/2025.
- Meu Primeiro Lanchinho – Snack de Laranja e Banana (35 g): Validade de 01/06/2025.
De acordo com a empresa, as análises de rotina identificaram a contaminação, mas a quantidade da toxina presente nos produtos recolhidos não representa risco de intoxicação aguda para os consumidores.
O que são as Aflatoxinas?
As aflatoxinas são substâncias naturalmente produzidas por fungos que desenvolvem em ambientes quentes e úmidos, podendo contaminar alimentos durante o cultivo, colheita ou armazenamento. Apesar disso, a ingestão prolongada desses alimentos com essa toxina em concentrações elevadas pode causar problemas de saúde, como danos ao fígado.
A Nestlé esclareceu que os níveis detectados nos produtos recolhidos estão muito abaixo da quantidade necessária para provocar intoxicação aguda. “Para que isso ocorresse, seria necessário o consumo diário de 18 kg do produto, o equivalente a 508 pacotes de 35 g, por um período de uma a três semanas”, informou a empresa em nota.
A empresa ressaltou que o recall se aplica exclusivamente aos lotes especificados. “Todos os produtos afetados tiveram a distribuição e comercialização suspensas e serão destruídos”, informou.
A Nestlé reforçou seu compromisso com a segurança e a qualidade dos alimentos e afirmou estar conduzindo o recolhimento em parceria com as autoridades competentes. Outros produtos ou lotes da marca não foram impactados pela medida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE