Educação

Alunos de Roraima são destaque em Olimpíadas de ciências e química

Cinco alunos de uma escola de ensino fundamental e médio em Boa Vista, a Fametro, receberam prêmios como menção honrosa e medalhas de ouro e bronze nas olimpíadas

Estudantes realizaram as Olimpíadas com o apoio da escola e da família (Foto: Reprodução)
Estudantes realizaram as Olimpíadas com o apoio da escola e da família (Foto: Reprodução)

Anualmente são realizadas a Olimpíada Nacional de Ciências, Olimpíada Norte-Nordeste de Química e Olimpíada Roraimense de Química, com o objetivo de incentivar o aprendizado e despertar o interesse dos jovens pela ciência. Em Roraima, diversos alunos tiveram resultados excelentes e foram destaque nas provas.

Cinco alunos de uma escola de ensino fundamental e médio em Boa Vista, a Fametro, receberam prêmios como menção honrosa e medalhas de ouro e bronze nas olimpíadas. Os estudantes do 6º ano do ensino fundamental, João Henrique e Rebeca Dáfni tiveram uma menção honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências 2024, Maria Flach da Costa, da 3ª série do ensino médio, conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Roraimense de Química e menção honrosa na Olimpíada Norte-Nordeste de Química, Pedro Flach da Costa da 1ª série do ensino médio, recebeu a medalha de ouro na Olimpíada Roraimense de Química e aluna Ana Vitória de Souza Lima da 1ª série do ensino médio, obteve a medalha de bronze na Olimpíada Roraimense de Química.

Segundo a diretora da instituição de ensino, Neide Guimarães, explica que o colégio faz as inscrições dos alunos nas Olimpíadas e ainda paga pelas inscrições como forma de incentivar e desafiá-los.

“Quando a escola incentiva e tem a parceria da família, que também incentiva, a gente atinge nosso objetivo. Foram várias medalhas, a gente acredita como educacional que quanto mais atingimos o potencial dos nossos alunos, a escola cumpre com seus objetivos”, ressalta Neide.

Neide Guimarães é diretora do colégio Fametro em Boa Vista (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Olimpíadas

Promovida desde 2016, a Olimpíada Nacional de Ciências faz parte do Programa Mais Ciência nas Escolas, que tem o objetivo de aprimorar o ensino de ciências nas escolas de educação básica e identificar e estimular jovens talentos. As provas são compostas por questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química.

A Olimpíada Norte/Nordeste de Química, iníciada em 1995, é um evento promovido pelas Universidades Federal do Ceará e Federal do Piauí, através de suas pró-reitorias de extensão e organizado pela Associação Brasileira de Química (ABQ). As inscrições para este evento ocorrem no mês de maio e devem ser feitas através das coordenadorias instaladas nos 16 estados das regiões.

Leandro de Sousa

Repórter

Repórter do jornal Folha de Boa Vista, com experiências como Social Media, edição de fotos e vídeos e produção de TV. Cursando o último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Repórter do jornal Folha de Boa Vista, com experiências como Social Media, edição de fotos e vídeos e produção de TV. Cursando o último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.