Alunos de Roraima são destaque em Olimpíadas de ciências e química

Cinco alunos de uma escola de ensino fundamental e médio em Boa Vista, a Fametro, receberam prêmios como menção honrosa e medalhas de ouro e bronze nas olimpíadas

Estudantes realizaram as Olimpíadas com o apoio da escola e da família (Foto: Reprodução)
Estudantes realizaram as Olimpíadas com o apoio da escola e da família (Foto: Reprodução)

Anualmente são realizadas a Olimpíada Nacional de Ciências, Olimpíada Norte-Nordeste de Química e Olimpíada Roraimense de Química, com o objetivo de incentivar o aprendizado e despertar o interesse dos jovens pela ciência. Em Roraima, diversos alunos tiveram resultados excelentes e foram destaque nas provas.

Cinco alunos de uma escola de ensino fundamental e médio em Boa Vista, a Fametro, receberam prêmios como menção honrosa e medalhas de ouro e bronze nas olimpíadas. Os estudantes do 6º ano do ensino fundamental, João Henrique e Rebeca Dáfni tiveram uma menção honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências 2024, Maria Flach da Costa, da 3ª série do ensino médio, conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Roraimense de Química e menção honrosa na Olimpíada Norte-Nordeste de Química, Pedro Flach da Costa da 1ª série do ensino médio, recebeu a medalha de ouro na Olimpíada Roraimense de Química e aluna Ana Vitória de Souza Lima da 1ª série do ensino médio, obteve a medalha de bronze na Olimpíada Roraimense de Química.

Segundo a diretora da instituição de ensino, Neide Guimarães, explica que o colégio faz as inscrições dos alunos nas Olimpíadas e ainda paga pelas inscrições como forma de incentivar e desafiá-los.

“Quando a escola incentiva e tem a parceria da família, que também incentiva, a gente atinge nosso objetivo. Foram várias medalhas, a gente acredita como educacional que quanto mais atingimos o potencial dos nossos alunos, a escola cumpre com seus objetivos”, ressalta Neide.

Neide Guimarães é diretora do colégio Fametro em Boa Vista (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Olimpíadas

Promovida desde 2016, a Olimpíada Nacional de Ciências faz parte do Programa Mais Ciência nas Escolas, que tem o objetivo de aprimorar o ensino de ciências nas escolas de educação básica e identificar e estimular jovens talentos. As provas são compostas por questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química.

A Olimpíada Norte/Nordeste de Química, iníciada em 1995, é um evento promovido pelas Universidades Federal do Ceará e Federal do Piauí, através de suas pró-reitorias de extensão e organizado pela Associação Brasileira de Química (ABQ). As inscrições para este evento ocorrem no mês de maio e devem ser feitas através das coordenadorias instaladas nos 16 estados das regiões.