Na quinta-feira, 5, será realizado o “Compartilhando Práticas de Educação” com o lançamento da coletânea científica “Conectando Saberes: Conhecimento em Rede para Compartilhamento de Boas Práticas na Amazônia Setentrional do Brasil”. O evento será realizado das 16h às 18h30, no Complexo de Artes do Instituto Federal de Roraima (IFRR), localizado no Campus Boa Vista, no bairro Pricumã.
O encontro visa promover o intercâmbio de experiências e o aprimoramento de práticas pedagógicas educacionais. Convidados externos, incluindo vencedores de concursos nacionais, participarão do evento, que tem como foco a troca de saberes entre docentes, pesquisadores e estudiosos da educação.
A programação contará com momentos de difusão científica, cultural e pedagógica, além de oportunidades para criação de novas redes de comunicação e fortalecimento da educação empreendedora. A obra reúne mais de 40 pesquisadores e, no evento, ela será disponibilizada gratuitamente por meio de QR Code e link.
A ação é gratuita e voltada para docentes de escolas de Roraima, pesquisadores e todos os envolvidos no projeto. O objetivo é promover a socialização de saberes e conhecimentos na área educacional, especialmente focados na produção editorial científica na Amazônia.
Conheça a obra
A obra “Conectando Saberes: conhecimento em rede para compartilhamento de boas práticas na Amazônia setentrional Brasil” traz 22 artigos de pesquisadores, professores comprometidos com a redução dos fatores de exclusão social, a partir da perspectiva do multiculturalismo.
Sua abordagem temática plural traz para o centro das reflexões as questões de inclusões étnicas, de gênero, raças e de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como trata da inclusão otimizada do público com deficiência, destacando sobremaneira a necessidade de a escola fornecer e dispor de equipamentos, ferramentas e formações qualificadas para atende-lo.
O outro tema diz respeito ao desafio da inclusão escolar por meio do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) que por alguma razão foiram exluídos do sistema escolar; o artigo recupera a história de lutas daqueles que acreditaram nas possibilidades reais de resgate desses excluídos, destacando as dificuldades políticas e didático-pedagógicas dos professores no enfrentamento desses desafios.