Bom dia!
Guiana 1
O diretor do Go-Invest Guiana, agência oficial da Guiana para promoção de investimentos e exportações, John Edghill, esteve em Roraima nesta semana para destacar as oportunidades de negócios no País vizinho, reforçando o interesse guianense em estreitar laços comerciais com o Estado, relação que também é de interesse do governo roraimense. Durante o evento promovido pelo Sebrae Roraima, foi apresentada a reestruturação da Câmara de Comércio Brasil-Guiana, que promete agilizar o processo de cooperação econômica entre os dois países.
Guiana 2
As exportações de Roraima para a Guiana já mostram sinais de crescimento. Nos primeiros cinco meses deste ano, o Estado exportou cerca de 15 milhões de dólares em mercadorias para o País vizinho, um aumento de 254% em relação ao mesmo período de 2022. A Guiana, consolidando-se como um ponto estratégico de conexão com mercados internacionais, especialmente o Caribe, abre novas oportunidades de desenvolvimento econômico para Roraima. É uma relação comercial que merece ser cultivada.
Energia 1
A Coluna traz um esclarecimento importante para os leitores sobre uma situação que pode afetar a estabilidade energética de Roraima. O Estado corre o risco de enfrentar um apagão devido a uma disputa gerada por uma alegação ainda não comprovada: a suspeita de que existam indígenas isolados na área de exploração de gás natural, no Campo do Azulão, no Amazonas.
Energia 2
A denúncia foi feita por um agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e resultou em investigações da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que encontrou apenas um artefato, sem evidências concretas de comunidades isoladas. Com este frágil argumento, a interdição das atividades da empresa está sendo recomendada pelo Ministério Público Federal (MPF) naquele Estado, atendendo a interesses cuja real motivação merece ser questionada.
Energia 3
Na prática, a disputa coloca em risco os interesses de toda a população de Roraima em função de uma comunidade diminuta que pode nem mesmo existir. Até maio deste ano, conforme dados da Roraima Energia, a média de fornecimento de energia no Estado era de 119.170 megawatts-hora, sendo que mais de 50% dessa demanda era atendida pela usina de transmissão Jaguatirica II, da Eneva, que opera com o gás transportado do Município amazonense de Silves para a capital Boa Vista.
PGE
A Procuradoria Geral do Estado de Roraima (PGE-RR) informou que está atenta aos desdobramentos relacionados à possível interrupção do abastecimento de gás natural para a usina termelétrica de Jaguatirica II. Destaca que, em maio de 2023, a Procuradoria atuou de forma exitosa numa Suspensão de Liminar ajuizada pelo Estado no regime de plantão de fim de semana do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, oportunidade em que teve a liminar deferida para suspender uma decisão inicial que afetava o abastecimento de gás natural e a produção de energia para o Estado, e que desde esse período, já ingressou como terceiro interessado em outros quatro recursos que tramitam no TRF 1 sobre o mesmo tema.
PGE 2
A PGE/RR informou que apresentou manifestação nos autos apontando que qualquer decisão proferida que tenha o efeito prático de descontinuar o fornecimento de gás natural para a UTE de Jaguatirica II possui o condão de atingir diretamente a vida dos seiscentos e setenta mil roraimenses que vivem hoje no Estado de Roraima. Caso a ameaça de interrupção do fornecimento de gás natural se concretize, a PGE-RR está preparada para adotar todas as medidas legais cabíveis na defesa da impossibilidade de se suspender a extração de gás destinada ao Estado de Roraima sob pena de se impor um completo apagão ao Estado, assegurando assim a estabilidade e o bem-estar da população roraimense.
Caos
Para que se tenha uma ideia do caos que pode ser instalado nesse sentido, não custa lembrar os episódios ocorridos, por exemplo, em setembro, quando a Usina Termelétrica Jaguatirica II sofreu desligamentos automáticos que causaram ao menos dois apagões em Roraima. Foram horas de breu total, demonstrando o impacto que aquela fonte de energia tem na vida dos roraimenses. É um caso que precisa de atenção.
Contas 1
A sessão de julgamento da 1ª Câmara do Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR), agendada para 10 de dezembro de 2024, vai analisar, dentre outras pautas, denúncias que envolvem o Município de Pacaraima e a Agência de Fomento do Estado de Roraima (Desenvolve Roraima). Os detalhes são sigilosos. Também serão analisadas as prestações de contas de gestão da Companhia Energética de Roraima (Cerr) e da Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista (Smec).
Contas 2
O TCE-RR divulgou, no Diário Oficial dessa quinta-feira (5), a relação das unidades do Estado que devem apresentar a prestação de contas de gestão referente ao exercício de 2024. Essas unidades incluem órgãos da administração direta e indireta, além de fundos específicos e autarquias, tanto da esfera estadual quanto municipal.
Bombeiros
O Governo do Estado vai construir quatro unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR) nos municípios de Boa Vista, Bonfim, Caracaraí e São João da Baliza. O investimento estimado é de R$ 10 milhões. A licitação será no dia 16 de janeiro de 2025, às 9h. Os recursos são do programa Calha Norte, que serve de guarda-chuvas para obras do governo federal em dez estados. Antes militar, o programa federal sairá do Ministério da Defesa e passará a ser gerido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Escola
Está em processo de licitação a contratação de uma empresa especializada para a reforma das escolas estaduais Jesus Nazareno de Souza Cruz, no bairro Caranã, e Buritis, no bairro homônimo. A Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) está conduzindo a licitação, com valor estimado em quase R$ 10 milhões. A sessão será aberta no próximo dia 17 de janeiro.
Rápidas
- Ex-comandante-geral da Polícia Militar de Roraima (PMRR) e ex-secretário de Segurança Pública, Edson Prola, coronel da reserva remunerada, corre o risco de sofrer punição disciplinar por ter criticado o governador Antônio Denarium (Progressistas).
- Prola referia-se à falta de atitude do governador em relação ao Comando-Geral de PMRR
- A Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu abrir processo para investigar a eleição presidencial da Venezuela. O pedido foi feito por uma associação internacional de advogados.
- O ditador Nicolás Maduro tem posse marcada para o próximo dia 10 de janeiro de 2025. Mesmo que a ONU chegue a alguma conclusão – e não deve chegar até lá-, Maduro e seus compinchas militares devem ignorar solenemente.
- Aliás, daqui a um mês os brasileiros saberão qual é a real posição do governo Lula da Silva (PT) em relação à “reeleição” do ditador venezuelano.
- A aposta que Lula não estará na posse do ditador, mas deve enviar um representante, avalizando a fraude.
- Carlos Paixão, um dos mais experientes e antigos promotores do Ministério Público de Roraima (MPRR), foi promovido a procurador de Justiça.
- O ex-juiz federal Helder Girão Barreto e o governador Antônio Denarium vão ser entrevistados no próximo domingo (8) no programa Agenda da Semana, da rádio Folha FM 100.3.
- Até segunda-feira.