Carreta dos Direitos leva serviços gratuitos para a Zona Oeste de Boa Vista

Carreta irá oferecer serviços gratuitos na Praça Germano Sampaio, de 9 a 13 de dezembro.

Ação contará com a participação de diversos parceiros, como o Instituto de Identificação, a Receita Federal, o INSS e outros — Foto: Ascom/DPE
Ação contará com a participação de diversos parceiros, como o Instituto de Identificação, a Receita Federal, o INSS e outros — Foto: Ascom/DPE

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) levará a Carreta dos Direitos para a Praça Augusto Germano Sampaio, no bairro Pintolândia, de 9 a 13 de dezembro. Das 8h às 14h, a população da Zona Oeste terá acesso gratuito a assistência jurídica e serviços de cidadania.

A iniciativa visa aproximar a DPE-RR das comunidades mais vulneráveis, oferecendo atendimento nas áreas de Direito Criminal e de Família, além de serviços da Defensoria Itinerante e da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem.

Serviços oferecidos:

  • Emissão de documentos: 1ª e 2ª vias do RG (incluindo o novo RG nacional), CPF, título de eleitor.
  • Serviços do INSS: emissão de guia GPS, inscrição, protocolo de benefícios, auxílio-doença, aposentadoria, extrato previdenciário, entre outros.
  • Serviços da Vara da Justiça Itinerante: retificação de documentos e outros serviços jurídicos.

A ação contará com a participação de diversos parceiros, como o Instituto de Identificação, a Receita Federal, o INSS, o Tribunal de Justiça, o Governo do Estado de Roraima, a Polícia Militar e a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista.

“Estamos aqui para alcançar quem enfrenta dificuldades em acessar serviços jurídicos. Nosso objetivo é levar cidadania e documentação às regiões mais afastadas e garantir que a Defensoria esteja presente na vida de quem mais precisa”, afirmou Regis Braga, coordenador da Defensoria Itinerante.

O defensor público-geral do Estado, Oleno Matos, ressaltou a importância da ação para as comunidades periféricas. “Queremos atender os moradores de bairros afastados, como os das proximidades do Pintolândia. É fundamental que as pessoas compareçam e divulguem a ação para amigos e familiares, garantindo que todos aproveitem essa oportunidade de resolver pendências importantes”, orientou.