José Rodrigues de Souza, de 75 anos, está há mais de 10 dias internado no Hospital Geral de Roraima (HGR) por ter três nódulos na bexiga e precisar realizar uma cistoscopia e extração das matérias. Entretanto, conforme a família do paciente, o procedimento não pode ser realizado por falta de materiais na unidade.
A sobrinha e acompanhante de José no HGR, que não quis ser identificada, informou que o tio é de Rorainópolis e já havia sido atendido no hospital do município, antes de ser trazido para a capital com fortes sangramentos. Devido aos nódulos, José tem sangrado urina e sofrido com anemia.
“A nossa briga é para fazer esse exame e a cirugia, porque todos os médicos do HGR que atenderam ele disseram que não tem material para fazer. Estamos esperando a ressonância para ver se para o sangramento. Enquanto isso, ele está tomando a medicação”, disse.
Ela relatou que também é frequente a falta de medicamentos e materiais hospitalares necessários para o tratamento de José, como sondas. “Ele precisa do Transanin, que é o remédio que ajuda ele a parar de sangrar, mas não tem no HGR e precisamos comprar”, afirmou.
Outro lado
Procurada, a Secretaria de Saúde (Sesau) de Roraima informou que foram adquiridos os insumos e aguarda o recebimento do material, que estava previsto para essa sexta-feira, 6.
“A Sesau vai notificar a empresa responsável para mais esclarecimentos e acrescenta que o paciente está recebendo tratamento médico adequado”, informou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE