Eleições 2024: prefeito, vice e vereadores eleitos em Alto Alegre são diplomados

Wagner Nunes foi reconduzido ao cargo pela coligação "Avança Alto Alegre", formada pelos partidos PDT, PSD e Republicanos

Diogo do Paredão (E), eleito vice-prefeito, e Wagner Nunes (D), reeleito prefeito pelo Republicanos, obtiveram mais de 61% dos votos válidos. (Foto: reprodução/TRE-RR)
Diogo do Paredão (E), eleito vice-prefeito, e Wagner Nunes (D), reeleito prefeito pelo Republicanos, obtiveram mais de 61% dos votos válidos. (Foto: reprodução/TRE-RR)

O prefeito reeleito de Alto Alegre, Wagner Nunes (Republicanos), o vice-prefeito Diogo Do Paredão (PSD) e os 11 vereadores eleitos no pleito de 2024 foram diplomados em cerimônia realizada no Fórum da Comarca do município. O ato, conduzido pela juíza eleitoral da 3ª Zona, Sissi Marlene Dietrich Schwantes, oficializou a vitória dos candidatos e marcou o encerramento do processo eleitoral no município.

Wagner Nunes, que obteve 6.983 votos (61,79% dos válidos), foi reconduzido ao cargo pela coligação “Avança Alto Alegre”, formada pelos partidos PDT, PSD e Republicanos. Essa é a segunda vez que ele vence uma eleição para prefeito no mesmo ano. Em abril, Nunes foi eleito para um mandato de sete meses após a cassação do então prefeito Pedro Henrique Machado.

A solenidade, realizada na última sexta-feira (6), contou com a presença de autoridades estaduais, entre elas, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargadora Elaine Bianchi; o promotor eleitoral Paulo André Trindade; o comandante do 6º PEL/4ª CIPMFRON/CPI, 2º Tenente Antônio Mourão; e o delegado de Polícia Civil de Alto Alegre, Vinícius Quadros.

A solenidade, realizada na última sexta-feira (6), contou com a presença de autoridades estaduais. (Foto: reprodução/TRE-RR)

Oficialização dos mandatos

A diplomação é o ato que valida os resultados das urnas e habilita os eleitos a tomarem posse nos cargos. O diploma, entregue pela Justiça Eleitoral, atesta a legitimidade do mandato e traz informações como o nome do candidato, o partido pelo qual concorreu e o cargo conquistado. O processo de diplomação ocorre após a apuração dos votos e o encerramento dos prazos para contestações judiciais, consolidando o resultado eleitoral.