E-commerce lança edital para selecionar projetos que impulsionem o comércio eletrônico na Região Norte

Redes de inovação, instituições públicas ou privadas, micro e pequenas empresas da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste, podem participar da seleção

Dicas para passar menos tempo conectado (Foto: Raisa Carvalho)
Dicas para passar menos tempo conectado (Foto: Raisa Carvalho)

Nesta terça-feira, 9, foi lançado o edital da E-commerce BR, com ação destinada a estimular comércio eletrônico nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A proposta foi uma medida da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

A iniciativa, que foi anunciada durante a 2ª Reunião Ordinária do Fórum MDIC de Comércio e Serviços, visa não apenas reduzir as desigualdades regionais no acesso ao mercado digital, mas também promover a inclusão digital de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) do Brasil. 

Dados do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, do MDIC, constam que o comércio eletrônico no Brasil movimentou R$ 196,1 bilhões em 2023, com um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior. 

Com foco em regiões emergentes, a concentração de vendas on-line continua sendo um desafio para E-commerce. O Sudeste por exemplo, responde por 73,5% das transações, em contraste com Nordeste (7%), Centro-oeste (3%) e Norte (1,3%). Essa desigualdade reforça a importância do lançamento do edital que busca integrar as demais regiões ao mercado digital. 

Estrutura do edital 

As inscrições iniciam no dia 9 de dezembro de 2024 e vão até dia 17 de fevereiro de 2025. Ao todo com três etapas de seleção, começando pelo aprimoramento metodológico, seguido pela implementação de projetos-piloto e, finalmente, a escala das melhores soluções. 

As empresas e instituições interessadas podem acessar o edital completo no site da ABDI.

A ABDI e o MDIC disponibilizou R$ 4,92 milhões para apoiar as soluções selecionadas, garantindo que as Redes de Inovação tenham acesso a mentorias especializadas e ferramentas metodológicas. A ação não só visa a inclusão digital, mas também a geração de emprego e renda nas regiões selecionadas pelo edital.  

Serviço

Edital E-commerce.BR 

  • Inscrições: De 9 de dezembro de 2024 até 17 de fevereiro de 2025. 
  • Público alvo: Redes de Inovação compostas por, no mínimo, três instituições públicas ou privadas de nível estadual, distrital ou municipal, que atuem em apoio a micro, pequenas ou médias empresas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. 
  • Site para inscrição: www.abdi.com.br/ecommercebr