Política

Desembargador Mozarildo Cavalcanti é eleito presidente do TRE e vai comandar eleição de 2026

Desembargador Jésus Nascimento será o vice-presidente e corregedor da Corte entre 2025 e 2027. Posse da diretoria será em 8 de fevereiro

O desembargador estadual e atual corregedor de Justiça do TJRR, Mozarildo Cavalcanti (Foto: TJRR)
O desembargador estadual e atual corregedor de Justiça do TJRR, Mozarildo Cavalcanti (Foto: TJRR)

O desembargador estadual Mozarildo Cavalcanti, de 54 anos, foi eleito, nesta terça-feira (10), como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) para o biênio 2025-2027, período que compreende as eleições gerais de 2026.

Segundo colocado, o desembargador Jésus Nascimento, automaticamente, será o vice-presidente e corregedor da Corte no período. A posse da nova diretoria está marcada para 8 de fevereiro. Até lá, as desembargadoras Elaine Bianchi e Tânia Vasconcelos permanecem, respectivamente, como presidente e vice-presidente do TRE-RR.

Mozarildo Cavalcanti

Atual corregedor-geral de Justiça do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), Mozarildo Monteiro Cavalcanti nasceu no dia 18 de julho de 1970, em Boa Vista. É formado em Direito pela UDF Centro Universitário, mestre em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Estadual de Roraima (Uerr) e doutorando em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ingressou na magistratura em 1996 como juiz substituto e foi promovido em 1998 a juiz de Direito de Caracaraí. Atuou na terceira Vara Cível e na primeira Vara da Fazenda Pública. Em 2016, foi promovido ao cargo de desembargador. Presidiu o TJRR entre 2019 e 2021. Já foi vice-presidente e corregedor do TRE-RR. É professor do curso de Direito da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Jésus Nascimento

O desembargador estadual e atual presidente do TJRR, Jésus Nascimento (Foto: TJRR)

Atual presidente do TJRR, Jésus Rodrigues do Nascimento nasceu no Rio de Janeiro em 22 de fevereiro de 1964. É formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ingressou na magistratura estadual de Roraima em 1996.

Inicialmente atuou como juiz substituto na antiga Vara de Tóxicos e Execuções Penais. Em 1996, foi promovido ao cargo de juiz de Direito e titularizado na então quarta Vara Criminal (atual 1ª Vara Criminal), onde exerceu suas funções até tomar posse no cargo de desembargador.

Foi juiz-diretor do Fórum Advogado Sobral Pinto, juiz eleitoral nas primeira e terceira zonas eleitorais, e juiz titular do TRE-RR. Em 2017, tomou posse como desembargador. No TJRR, já foi corregedor-geral de Justiça, vice-presidente e membro da Câmara Criminal.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.