A assistente administrativa Daniela Sousa, 31 anos, denunciou à FolhaBV que o Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) estaria sem os materiais necessários para realizar a cirurgia do seu filho de 10 anos. A criança, que está internada desde o dia 29 de novembro, está com a perna quebrada, após um acidente durante uma brincadeira na escola.
Devido a falta de materiais, a direção do hospital teria encaminhado o menino para Tratamento Fora de Domicílio (TFD), em Brasília. No entanto, o médico que atendeu a criança solicitou que os materiais fossem adquiridos pela direção do hospital e a cirurgia fosse realizada em Boa Vista.
De acordo com o documento, que a FolhaBV teve acesso, foram solicitados: uma placa DCS infantil LC-DCP, um parafuso deslizante, um contra-parafuso e seis parafusos corticias bloquados.
Daniela ressaltou a preocupação em realizar a locomoção do filho, que está com uma Tração na perna. “Eu questionei eles, como que meu filho vai fazer uma viagem com a perna em uma tração? Fui na direção e perguntei se não tinha como fazer o pedido da compra do material, mas ninguém me respondeu”, relatou a mãe à FolhaBV.
Outro lado
A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), para questionar sobre a falta dos materiais para a cirurgia. Por meio de nota, a secretaria afirmou que há um processo de aquisição de material em andamento. Confira a nota na íntegra abaixo.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que há um processo de aquisição de material em andamento e, tão logo concluído, a cirurgia poderá ser executada em Boa Vista. Além desse processo, a direção do Hospital da Criança Santo Antônio solicitou também a abertura de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). As duas medidas adotadas têm como objetivo possibilitar que a cirurgia ocorra o quanto antes.