A chegada do fim de ano é marcada por expectativas financeiras para milhões de brasileiros. A segunda parcela do 13º salário, benefício garantido aos trabalhadores com carteira assinada, deve ser paga até o dia 20 de dezembro. Em 2024, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) estima que mais de 92,2 milhões de pessoas receberão o bônus, injetando cerca de R$ 321,4 bilhões na economia.
O 13º salário é equivalente à média mensal de um trabalhador e, neste ano, o valor médio do benefício é de R$ 3.057. Segundo o Dieese, o montante corresponde a cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Além dos trabalhadores formais, empregados domésticos, aposentados e pensionistas da Previdência Social também estão entre os beneficiários.
Com o benefício em mãos, a consultora de Negócios do Sicredi, Marianne Moraes, reforça a importância de avaliar a saúde financeira antes de decidir como utilizar o recurso. “É recomendável quitar ou reduzir dívidas que tenham altas taxas de juros, como cartões de crédito ou cheque especial, para evitar que se tornem um peso no orçamento”, orientou.
A especialista também sugere usar o 13º para planejar o próximo ano. “Antecipar despesas como IPVA, IPTU ou material escolar é uma forma de garantir mais tranquilidade financeira. Para quem não tem dívidas, este é um bom momento para começar uma reserva de emergência”, explicou. Essa reserva, destinada a situações imprevistas, deve idealmente equivaler a seis meses do custo de vida da pessoa.
Quem já tem uma reserva financeira pode optar por investir. “Para quem ainda não investe, a dica é começar com produtos que oferecem liquidez, permitindo o resgate do valor com facilidade. Sempre indicamos realizar a análise de perfil do investidor (API) e conversar com o gerente para escolher o produto adequado”, recomendou Marianne.
O Sicredi, instituição financeira cooperativa, oferece um portfólio variado de soluções financeiras, que vão desde produtos de investimento para iniciantes até opções para perfis mais arrojados. Também estão disponíveis consórcios, seguros e suporte para manutenção da saúde financeira.
Saiba mais sobre as opções e dicas financeiras no site www.sicredi.com.br.