Em 2024, oito das 13 categorias de automóveis apresentaram crescimento no mercado brasileiro, com um destaque especial para os SUVs. Os famosos 4×4 estão em ascensão desde 2023, quando lideraram as vendas no primeiro quadrimestre do ano. De janeiro a outubro de 2024, eles representaram 48% de todos os emplacamentos no país.
Nos dez primeiros meses do ano, foram mais de 753 mil SUVs vendidos no país, um aumento de 20,5%, se comparado com o mesmo período de 2023. No ano anterior, foram emplacados ao todo 782 mil veículos da categoria, enquanto 2024 ainda tem a oportunidade de alcançar a marca de 900 mil até o fim de dezembro – um recorde para o segmento.
A média mensal de SUVs vendidos é de aproximadamente 75 mil unidades. Caso a indústria consiga alcançar os 900 mil emplacamentos, o aumento será de 50%, se comparado com os números pré-pandemia de 2019.
Por que os SUVs estão fazendo sucesso no Brasil?
A ascensão dos SUVs não se limita somente ao território nacional. Essa já é uma tendência que vem sendo observada em diversos países do mundo, o que levou as montadoras a realizarem um investimento maior na categoria. Esses automóveis não chamam a atenção somente por serem robustos, mas também por serem completos, oferecendo um leque de recursos bem variado ao comprador.
Para começar, sua robustez garante um veículo mais resistente e espaçoso na parte interna, promovendo mais conforto para quem dirige muito. Eles também ganham pelo design, que combina um estilo esportivo com um toque de modernidade. São carros indicados para todas as ocasiões, tanto para circulação urbana quanto para viagens na estrada.
Conforme a demanda pelo modelo SUV aumentou, as montadoras repararam que o público estava cada vez mais interessado nos recursos adicionais oferecidos pelo veículo – ainda que a adição dessas funções encarecesse o produto. Hoje, a categoria é uma das mais caras do mercado (ainda mais se comparada com a que ocupa a segunda colocação, os hatches), mas continua liderando com folga.
A variedade de recursos disponibilizados pelo veículo justifica esse interesse, já que as pessoas estão pagando um pouco mais para usufruir de um carro completo, se comparado a um hatch. Foi graças a isso que os SUVs conquistaram o posto número 1 do mercado automobilístico brasileiro e global.