Cotidiano

Linhas exclusivas para ônibus confundem condutores em BV

Engenheiro de trânsito consultado pela Folha afirma que mudança pode atrapalhar o trânsito

FABRÍCIO ARAÚJO

Colaborador da Folha

Linhas exclusivas para ônibus foram implantadas em Boa Vista. A exclusividade é limitada e tem dias e horários marcados. Na Avenida Mário Homem de Melo, por exemplo, funciona de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 19h. Já na Avenida Silvio Botelho, no Centro, também funciona de segunda a sexta-feira, mas das 7h às 8h.

A Folha esteve nos locais e observou que as linhas começam já na metade das avenidas e encerram antes do fim. As placas, que só foram postas recentemente, também possuem letras em um tamanho que gera dificuldade para a leitura de quem passa rápido pelos locais e não está informando sobre as mudanças.

Há uma resolução específica que determina todas as sinalizações de trânsito, como o tamanho, dimensão e cor diferenciada, como é o caso das linhas exclusivas que deveriam ser de cor azul e não branca como está atualmente.

“O que justifica uma linha exclusiva de ônibus quando nem tem ônibus na cidade? Só é justificada quando há congestionamento e os ônibus atrapalham os veículos, ou são atrapalhados pelos veículos, então passa um ônibus e depois de duas horas é que passa outro, então de onde surgiu a ideia de fazer um corredor exclusivo?”, questionou o engenheiro de trânsito, Marcus Duarte.

O engenheiro garantiu também que para esse tipo de obra existe a necessidade de um estudo que deve indicar como tudo deve ser projetado, desde a largura das linhas até o tamanho das placas de sinalização.

Na Avenida Silvio Botelho, veículos estacionam na área destinada à passagem dos ônibus (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

“É necessário um estudo para definir a necessidade destas linhas. Numa faixa daquela largura cabe praticamente dois ônibus. No estudo, é necessário ver como foi definida aquela largura e a cor que a faixa foi pintada. E do que adianta colocar a faixa exclusiva em um trecho se mais adiante não tem? É outra parte ilógica da coisa”, declarou Marcus Duarte.

A Folha questionou os motoristas nas ruas e nenhum sabia como funcionava a linha. Alguns estavam se perguntando há semanas o porquê as linhas foram pintadas e só se deram conta quando viram a placa que foi colocada recentemente. “Eu sei que é uma faixa para ônibus porque vi a placa ali atrás, mas parei aqui porque está no sinal vermelho e não há nenhum ônibus atrás”, respondeu Michael Andrew.

Já José Reis disse que conhece o sistema porque já viu em outras cidades. “Esta faixa está há quase um mês e eu sempre quis saber o que era isto, agora que colocaram aquela placa e eu sei que em outros lugares é uma sinalização para ônibus e ambulâncias”, contou.

Os motoristas de ônibus também foram ouvidos e a opinião é unânime: a mudança ainda não afetou a rotina dos condutores do transporte público. “Se a placa diz só ônibus, deveria ser só ônibus, até agora não mudou nada e nem foi falado nada para nós. Eu até já me direciono, mas corro o risco de bater em carros que desrespeitam porque falta fiscalização e rigor para os condutores comuns entenderem”, comentou um condutor.

Outro motorista, que também optou por não ser identificado, disse que até acredita que o projeto seja necessário futuramente, mas que no momento pode atrapalhar o trânsito em algumas vias. “Em algumas cidades, como Manaus, é realmente necessário e funciona, mas aqui ainda não é a hora”, opinou.

Prefeitura não responde questionamentos

A reportagem da Folha entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista questionando as mudanças no trânsito da cidade, saber o motivo da implantação da linha exclusiva, quantas foram introduzidas e em que espaços foram contemplados, mas não recebeu resposta até o fechamento desta matéria. (F.A)