Acontece nesta semana a Blitz da Telefonia Móvel, em Boa Vista, com o objetivo de medir a qualidade do sinal e a velocidade de conexão 4G e 5G de três operadoras, a Vivo, Claro e Tim. A ação é desenvolvida pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Serão feitas vistorias em 21 pontos na cidade. Conforme o coordenador-geral de Estudos de Conectividade do Ministério das Comunicações, Thyago Braun, os locais foram escolhidos por terem mais aglomeração de pessoas.
“A gente sabe que prestação de serviço é relativamente boa em Boa Vista e vamos comprovar com essas medições. O intuito principal é entender onde ocorrem os problemas e onde não há cobertura de algumas operadoras”, afirmou Thyago Braun.
A blitz passará pelos parques do Rio Branco e Anauá, Aeroporto Internacional de Boa Vista, praças Fábio Paracat e Aderval da Rocha Ferreira, o Estádio Flamarion Vasconcelos, os bairros Pedra Pintada e Cidade Satélite, entre outros locais.
Após as vistorias, o gerente regional da Anatel, Celso Ribas, explicou que a agência produzirá um relatório que será enviado ao Ministério das Comunicações e, em seguida, às operadoras. Elas terão seis meses para corrigir as falhas que forem encontradas.
“Estamos com seis dispositivos realizando as medições, três fixados na rede 5G e três de seleção livre de tecnologia. O objetivo é fazer a gravação de todos os dados trafegados e verificar qual é a experiência de usuário em cada um dos pontos de medição. Os resultados obtidos serão repassados para as operadoras, que terão que criar um plano de ação para gerar melhoria nas redes”, detalhou.
A iniciativa faz parte do programa ConectaBR, que tornou mais rigoroso o índice de cobertura das prestadoras de serviço com níveis de qualidade adequados, passando de 80% para 95%. Além disso, a velocidade mínima da internet móvel do 4G passou para 10 mbps e do 5G, para 100 mbps.