Saiba como será o expediente bancário neste final de ano

Com o fim do ano se aproximando, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclarece o funcionamento dos bancos no período.

Saiba como será o expediente bancário neste final de ano

O bancos brasileiros irão operar em horários especiais no fim de ano. Nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Confraternização Universal), ambos feriados nacionais, não haverá expediente bancário e as agências estarão fechadas para atendimento presencial.

Além disso, as compesações bancárias, incluindo a Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED), não serão realizadas nessas datas. A única opção de transação será o PIX, que funciona 24 horas por dia, inclusive aos feriados.

No dia 24 de dezembro (terça-feira), o horário de atendimento ao público será reduzido. As agências bancárias funcionarão das 9h às 11h (horário de Brasília).

O expediente normal será retomado nos dias 26/12 e 02/01 (quinta-feira), exceto em localidades que houver algum feriado municipal.

O último dia útil para atendimentos presenciais do ano de 2024 será no dia 30/12 (segunda-feira), quando todas as operações bancárias estarão disponíveis para uso. No dia 31/12 (terça-feira), também não haverá atendimento ao público e nem as compensações bancárias serão efetivadas.

As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) com vencimento nos dias 25/12, 31/12 e 01/01 poderão ser pagas no próximo dia útil, sem acrécismo. No caso de tributos e impostos, o pagamento deve ser atencipado para evitar cobranças adicionais.

“Normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, explica o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Alternativas Digitais

Mesmo durante os dias sem expediente bancário, os clientes podem acessar os canais digitais para realizar transações. Os serviços de internet banking, aplicativos de celular (mobile banking) e caixas eletrônicos permitem transferências, pagamentos, consulta de saldo e extratos.

“Esses canais oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, reforça Faria. Outras alternativas de atendimento incluem o banco por telefone e correspondentes bancários.

Para quem utiliza o Débito Direto Autorizado (DDA), boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos diretamente por essa modalidade.