Dos 15 municípios de Roraima, apenas Boa Vista, Mucajaí, Bonfim, São João da Baliza, Caracaraí e Pacaraima têm Guarda Civil Municipal (GCM). Os dados obtidos em uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2023, apontaram que 3.853 municípios do Brasil, 69,17% do total, não possuem estrutura específica para a área da segurança pública.
Em Roraima, a GCM mais antiga é a da capital, com 34 anos de criação e 463 guardas efetivos. Em novembro, a Prefeitura de Boa Vista concluiu o chamamento dos 150 guardas aprovados dentro do número de vagas do concurso de 2023.
Conforme o IBGE, houve um aumento de 11,3%, entre 2019 e 2023, no número de municípios que implementaram a Guarda Municipal na estrutura de segurança pública de suas regiões. Foi durante esse período que, em 2022, foi criada a Guarda Civil Municipal de São João da Baliza.
A prefeitura do município informou que, no início, o efetivo era composto por guardas patrimoniais, responsáveis pela proteção do patrimônio público municipal. O primeiro concurso público foi realizado no final de 2023 e a nomeação dos primeiros convocados deve acontecer no primeiro trimestre de 2025.
O primeiro concurso para Guarda Civil Municipal de Rorainópolis está em andamento. A prova será aplicada neste domingo (22) e a nomeação dos aprovados está prevista para abril, segundo o prefeito Pinto do Equador (Republicanos). Além dele, o prefeito de Caroebe, Osmar Filho (Republicanos) informou que há previsão para a criação da GCM e realização do concurso no próximo ano.
A reportagem tentou contato com os outros municípios com Guarda Municipal, mas não obteve retorno até a publicação da matéria. O espaço ainda segue aberto.