Os moradores do bairro João de Barro realizaram nessa terça-feira (17) uma manifestação pacífica para chamar a atenção quanto à falta de segurança no trânsito no trecho entre os bairros Cidade Satélite e João de Barro. O protesto ocorreu após o acidente que resultou na morte de Maria Neuzimar Pereira Dantas, de 54 anos, na “curva da morte” da avenida Dom Aparecido José Dias na última sexta-feira (13).
Segundo Geice Brito, presidente da Associação do Loteamento Social João de Barro, o objetivo do protesto é cobrar providências das autoridades competentes, uma vez que há histórico de acidentes fatais. Ela ainda destacou que ofícios solicitando as melhorias já foram enviados para a Prefeitura de Boa Vista e o Governo de Roraima.
“A gente já mandou ofício solicitando ciclovia, projeto para implantação de sinalização, redutor de velocidade, e até agora não fomos atendidos e não temos nenhuma explicação. Já são mais de dois anos aguardando por uma resposta, enquanto mais famílias sofrem com acidentes que poderiam ser evitados”, explicou a presidente.
Além de sinalização e instalação de redutores de velocidade na avenida, os moradores pedem a construção de uma ciclovia para garantir segurança aos ciclistas e melhorias na iluminação pública da RR-205, que conecta Boa Vista a Alta Alegre, para aumentar a visibilidade noturna. A rodovia também dá acesso ao bairro.
“Não aguentamos mais ver famílias sofrendo por algo que já poderia ter sido resolvido. Queremos atenção para evitar que novas tragédias aconteçam”, destacou Geice.
A “Curva da Morte”
O trecho entre os bairros Cidade Satélite e João de Barro, conhecido pela moradores como “Curva da Morte”, é símbolo da insegurança viária na região. Segundo Edileusa Pereira, presidente da Associação dos Moradores do João de Barro, o local registra uma série de acidentes graves há anos.
“Estou no bairro desde 2013 e já vi famílias perderem bens, vidas e pessoas ficarem mutiladas naquele local. Não é apenas o apelido de ‘Curva da Morte’; é uma realidade dolorosa que enfrentamos diariamente. Documentos foram protocolados desde 2021, mas os pedidos começaram bem antes, em 2016. Apesar disso, até hoje, nenhuma providência foi tomada”, afirmou Edileusa.
Pedido de Justiça
Entre os manifestantes, estava a família de Maria Neuzimar. A filha da vítima, Patrícia Dantas, lembrou que a mãe era uma mulher batalhadora e sonhava em construir uma vida no bairro. A família morava na região há cinco anos.
“Ela saía todos os dias às 5h da manhã e voltava às 6h da tarde, lutando para ter sua casa. Hoje, o bairro está de luto, e essa luta é para que ninguém mais passe pelo que estamos passando”, disse Patrícia emocionada.
Neuza, como era conhecida, morreu após sua moto ser atingida por um Corsa conduzido por Manoel Francisco, de 50 anos, que estava embriagado na avenida Dom Aparecido José Dias sentido Centro de Boa Vista. Segundo testemunhas, o motorista perdeu o controle do veículo, invadiu a pista contrária e colidiu com a moto. Um ciclista de 16 anos, que também ficou ferido.
“Minha mãe perdeu a vida por causa da imprudência de um irresponsável. Ele estava alcoolizado, drogado e fazendo racha. Quando cheguei no local, ele debochou da minha cara. É um perigo para a sociedade. Não pode ser solto”, cobrou Patrícia por justiça.
O teste do bafômetro de Manoel Francisco apontou 0,67 mg de álcool por litro de sangue. Ele foi preso em flagrante e teve a prisão convertida em preventiva em audiência de custódia.
Prefeitura diz que local já possui sinalização
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito informa que recebeu um ofício apenas nessa terça-feira, dia 17, solicitando melhorias no trecho citado. É importante reforçar que o local já possui sinalização, e mesmo com todas as orientações repassadas por meio de campanhas educativas feitas pela gestão municipal, os condutores insistem em cometer imprudências no trânsito, e foi o que aconteceu nos últimos acidentes registrados no local. Informa ainda que a engenharia de trânsito programou uma vistoria no local para avaliar ações que possam reforçar ainda mais a segurança no trecho.