Plataforma online permite que moradores de Boa Vista participem do Plano de Mobilidade

O formulário reúne oito perguntas focadas em diferentes aspectos da mobilidade urbana da cidade

Foto: SEMUC
Foto: SEMUC

Em um formulário online, moradores de Boa Vista poderão participar de forma virtual, elaborando o primeiro Plano de Mobilidade Urbana e Sustentável de Boa Vista. A ferramenta está disponível até dia 31 de dezembro e busca melhorias implantadas pela participação popular.

A participação de forma online busca inserir aqueles que não participaram da reunião presencial para elaboração do plano. O formulário, de caráter autoexplicativo, reúne oito perguntas focadas em diferentes aspectos da mobilidade urbana.

Para acessar o formulário basta preencher dados relacionados ao plano de mobilidade disponível aqui.

Entre os temas abordados estão as dificuldades enfrentadas nos deslocamentos diários para trabalho, estudo ou lazer, além de considerações sobre o uso de bicicleta, transporte coletivo, veículos individuais e a infraestrutura para pedestres.

A gestão, comandada por Ricardo Freitas, arquiteto urbanista da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), destaca a participação da população no projeto.

“O questionário online visa coletar as demandas daqueles que não puderam participar das reuniões entre os dias 5 e 11 de dezembro. Ele aborda as qualidades e dificuldades enfrentadas pelos cidadãos em seus trajetos cotidianos”, afirmou.

Durante a reunião, a população foi ouvida por meio de consultas públicas, realizadas entre os dias 5 e 11 de dezembro. Os encontros ocorreram em 10 escolas municipais estrategicamente localizadas nos bairros da capital e contaram também com encontros na zona rural.

Após a verificação de sugestões e informações de populares, os dados coletados serão consolidados e comparados às pesquisas técnicas já realizadas. A apresentação das propostas resultantes está prevista para fevereiro de 2025, com conclusão do plano prevista para abril, quando será encaminhado à Câmara Municipal.