O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), nomeou Maurício Tomé Rocha, da etnia Ye’kwana, como o novo coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami. Essa é a primeira vez que um indígena assume a chefia da saúde Yanomami.
A publicação no Diário Oficial da União aconteceu nessa quarta-feira (18). Rocha assume a coordenação após Marcos Antonio Pellegrini pedir exoneração do cargo na última segunda (16). O médico e professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR) estava à frente da coordenação desde julho do ano passado.
Maurício Ye’kuana
Morador da Terra Indígena Yanomami, Maurício Ye’kwana foi diretor da Hutukara Associação Yanomami de 2019 até 2024 e assessor na Sesai entre 2015 e 2017. Além disso, desempenhou a função de coordenador da área de Coordenação Técnica Local (CTL) da Funai de Amajari, de 2013 a 2014.
“Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a defesa dos direitos indígenas e pela articulação em eventos de relevância global. Maurício participou de seminários internacionais como a COP 21 em Paris, COP 27 em Glasgow, além de fóruns na ONU e OEA, consolidando sua expertise em gestão de projetos e direitos indígenas”, destacou o MS.