A Marinha do Brasil divulgou dois editais de processo seletivo para a contratação de nove profissionais temporários de nível Superior da área da Saúde para atuação no 9º Distrito Naval. Sediado em Manaus, o comando tem jurisdição em quatro estados do Norte, incluindo Roraima.
As vagas estão distribuídas nas seguintes habilitações: Cirurgia-Geral, Odontologia com especialização em Odontopediatria, Odontologia com especialização em Prótese Dentária, Ciências Contábeis, Inspetor Naval 1, Vistoriador Naval 1, História, Engenharia Mecânica e Engenharia de Telecomunicações.
Os futuros oficiais integrarão o quadro reserva de segunda classe, com vínculo de até oito anos. Conforme a Marinha, o salário bruto chega a R$ 11 mil, incluindo benefícios como alimentação, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa para si e dependentes, e ajuda para aquisição de uniformes.
O candidato selecionado para o cargo de militar cirurgião-geral passará por estágio de adaptação e serviço, dividido em duas fases: a primeira, com 27 dias de instrução militar-naval; e a segunda, com prova de conhecimentos técnico-profissionais.
Para as outras áreas, a primeira fase terá instrução militar-naval e estágio de qualificação de prática militar-naval com duração de 11 semanas, enquanto a segunda será a prova de conhecimentos técnico-profissionais.
Inscrições, prova e resultado
A inscrição custa R$ 140 e pode ser feita de 17 de dezembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025, no site da Marinha. A taxa pode ser paga até o dia seguinte ao fim do prazo. Para se inscrever, o candidato deve, por exemplo, ser voluntário, brasileiro nato e ter de 18 a 41 anos de idade (até 9 de junho de 2025, data da incorporação).
A prova será no dia 23 de fevereiro. O resultado final do processo seletivo e a convocação para o início do curso serão divulgados no dia 2 de junho.