A ceia de Natal é a celebração mais saborosa dessa data religiosa, tradicional no mundo todo. E resolvi pesquisar o que as pessoas de outros lugares comem na ceia de Natal ao redor do mundo, quais as semelhanças e as diferenças com o Brasil.
Comer é parte integrante do Natal, assim como a troca dos presentes, a árvore enfeitada, a guirlanda na porta e estar ao lado da família e dos amigos, agradecendo as bençãos que foram dadas durante todo o ano.
Mas você sabe quais são os costumes alimentares das pessoas ao redor do mundo?
O Brasil, recebeu influências de vários países, principalmente dos europeus, e tradicionalmente é servido peru, lombo, tender com fios de ovos, bacalhau com batata, farofa, saladas tipo salpicão, panetone, rabanadas e bolo de nozes, entre outros.
Mas em cada região brasileira, a ceia é sevida com ingredientes do local, como por exemplo no Amazonas, o prinipal prato é o pirarucu de casaca e em outos tempos, a tartarugada, como sobremesa a Taça da Felicidade, doces com cupuaçu ou castanha.
No nordeste, as futas tropicais se transformam em doces, usam muito o coco; nas cidades à beira do mar pratos com camarão, lagosta, caranguejo; no sertão a carne de sol e cada cidade utiliza seus ingredientes nos pratos típicos para uma ceia nordestina.
Já nas regiões centro-oeste e sudeste, se utilizam ingredientes de vários lugares e as mesas são fartas, com muito leitão à pururuca, maionese, frango recheado, a farofa bem temperada seja de farinha de milho ou mandioca, os doces como pavê, brigadeiro, bolo de frutas secas e o que mais a memória gastronômica da família tenha como tradição.
Na minha família no sul do Brasil, quando era pequena, a tradição era uma sobremesa chamada Creme Rei Alberto, servido em taças. E ainda tinha na ceia, maionese caseira, lombinho com farofa, arroz de forno, doces de Pelotas e muito fios de ovos.
Hoje na minha casa ainda temos o habito de uma ceia meio europeia, meio amazônica e servimos chester, tender, mas ao invés de bacalhau temos pirarucu, porco temperado com tucupi negro e os doces são os tradicionais como pudim de leite, creme de ameixas, bolo de frutas, rabanadas.
Mas quais são os pratos mais servidos no Natal ao redor do mundo?
Em Portugal, sempre tem bacalhau com batatas, rabanadas ou como chama fatias de parida e bolo de reis. Na Espanha, come-se muito torrone, um doce feito de amêndoas, mel e frutas; peixe assado; castanha assadas e presunto ou “Jabon Serrano” que fazem parte da ceia.
Na Itália, pelo menos um tipo de massa, muitos antipastos (aperitivos), saladas, peixe e frutos do mar; como sobremesa flan,que parece com o pudim, além do panettone, dos queijos e frutas.
Na França, o berço da gastronomia, são servidos peru com castanhas, foie gras ou fígado de ganso, salmão defumado, queijos variados como brie, camembert, gruyere e a principal sobremesa é o Bûche Nöel, que é um rocambole recheado com creme de castanhas e cobertura de marzipan, no formato de tronco. O alemão prefere uma ceia com ganso assado ou carnes de caça como javali, batatas, repolho, pickles e de sobremesa o stollen, um bolo com frutas secas. Os americanos preferem o peru com molho de cereja, a torta de abóbora (pumpkin pie) e tomam uma bebida chamada eggnog feita com rum, leite, ovos e açúcar.
Na Austrália, eles comemoram o Natal com um churrasco misto com camarões, frango e carne e servem sorvete de sobremesa. E na África do Sul, eles comem carne moída, arroz com passas e pudim.
Espero que tenham gostado dessa viagem aos sabores natalinos pelo mundo. Mas não esqueçam que o sentido real do Natal é um convite à reflexão e a renovação, agradecer as bençãos do ano que passou, reunir a família e os amigos.
RECEITA DE NATAL
BOLO DE MEL COM ESPECIARIAS E CASTANHA DO PARÁ
INGREDIENTES:
05 ovos médios
½ xícara de chá de óleo de girassol
01 xícara de chá de mel
½ colher de chá de canela em pó
½ colher de chá de gengibre em pó (ou mangarataia)
½ colher de chá de cumaru
½ colher de chá de noz moscada ou puxuri
02 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
01 colher de sopa de fermento em pó
½ xícara de açúcar demerara ou mascavo
½ xícara de castanhas do Pará em lâminas ou picadas
½ xícara de passas de uvas.
COBERTURA:
02 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado
01 colher de sopa de leite de castanha
½ colher de sopa de mel
MODO DE PREPARO:
Pré aqueça o forno a 160°C (temperatura média). Unte uma assadeira redonda de pudim com óleo e polvilhe com farinha, reserve.
Numa tigela redonda peneire a farinha, coloque as passas de uvas, as castanhas do Pará, as especiarias: cumaru, gengibre, puxuri e canela; e o fermento em pó.
No liquidificador coloque o óleo, os ovos, o açúcar e o mel, bater por cinco minutos, misturar os ingredientes secos com os liquídos, misture bem para obter uma massa bem lisa.
Coloque a massa na forma untada e leve para assar por uma hora e quinze minutos ( o tempo pode mudar dependendo do forno). Faça o teste com o palito para verificar se a massa está assada.
Após tirar do forno deixar esfriar por dez minutos antes de desenformar.
Em uma tigela prepare a cobertura colocando o açúcar de confeiteiro peneirado, a colher de leite de castanha e a colher de mel, misture bem, coloque por cima do bolo morno e decore com favas de mel, castanhas laminadas e passas de uva.
Sirva como sobremesa ou lanche da tarde.