A mobilidade urbana de Boa Vista será uma das prioridades do governo de Arthur Henrique (MDB), conforme detalhou em entrevista ao programa Agenda da Semana, da rádio Folha FM 100.3, nesse domingo (22). O prefeito falou sobre as principais obras planejadas para os próximos anos, com foco na melhoria da infraestrutura e do tráfego na cidade.
Arthur Henrique destacou o avanço da obra do viaduto ao lado do Ibama, na avenida Venezuela, que contará com recursos de mais de R$ 40 milhões alocados pelos deputados Helena Lima e Nicoletti. “A obra deve começar em 2026, com previsão de conclusão até 2027. Esse investimento ajudará a melhorar o trânsito e aliviar os congestionamentos na cidade”, explicou Arthur.
Além do viaduto, o prefeito afirmou que a duplicação da avenida Venezuela já está em fase de licitação. A obra inclui a ampliação da pista até a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o prolongamento até o Monte das Oliveiras. “Essa duplicação é fundamental para aumentar a fluidez do tráfego na região e permitir a construção de uma nova pista que vai conectar o aeroporto à Universidade Federal”, disse.
O prefeito ainda afirmou que pretende realizar um programa de recapeamento de ruas, com previsão de 120 quilômetros de pavimentação em toda a cidade. “Vamos fazer a remoção do asfalto antigo e trazer um asfalto de melhor qualidade”, detalhou, priorizando as principais avenidas de Boa Vista, como Ataíde Teive e Mário Homem de Melo.
Plano de Mobilidade
Em relação ao planejamento de longo prazo, Arthur Henrique ressaltou que a prefeitura está em fase de escuta da população para elaborar o Plano de Mobilidade Urbana e Sustentável de Boa Vista. O prefeito mencionou ainda que uma das principais questões sendo analisadas é a solução para o tráfego de veículos de grande porte dentro da capital e comentou solução para desafogar a avenida Centenário.
Outros assuntos
Arthur ainda falou sobre Educação, como a previsão de um pacote de obras com o Governo Federal para construção de mais de 30 creches e ampliação de unidades escolares de 6º e 7º ano. Na Saúde comentou a implantação da Unidade de Pronto Socorro (UPA) e construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) na zona urbana e rural da capital. A entrevista completa está disponível no canal da rádio Folha FM no YouTube.