AFONSO RODRIGUES

Se ama não desperdice

“Amas a vida? Então não desperdices o tempo, pois é de tempo que a vida é feita” (Benjamin Franklin)

Os males da vida fazem parte da vida. O importante é que estejamos na caminhada da racionalidade para não perder tempo com os males. Se você ficar perdendo tempo com notícias negativas, você não terá como alcançar as positivas. E são estas que fazem com que você se sinta feliz. E você já sabe que “Ninguém, além de você mesmo, ou mesma, tem o poder de fazer você se sentir feliz ou infeliz, a menos que você esteja a fim”. A euforia natalina já passou. E a euforia da festança foi com ela. Agora temos a tarefa gigantesca que apenas será cortada pelas festanças da passagem do ano. Ele está passando, mergulhando no esquecimento. Dele só devemos nos lembrar de momentos e acontecimentos que valeram a pena. Temos apenas mais cinco dias para nos prepararmos para a nova batalha com um ano que ainda não conhecemos e nem mesmo sabemos se ele será nosso. Mas tudo vai depender de cada um de nós. Então vamos estar preparados para viver o novo ano com amor, sinceridade, e muita felicidade.

Por mais difícil que sejam nosso dia amanhã, estejamos preparados para encará-lo. E nada de pessimismo. Esteja sempre de portas abertas para a felicidade. Não espere que ela bata à sua aporta. Mantenha a porta sempre aberta. Vamos assumir a reponsabilidade sobre nós mesmos. Estamos todos na caminhada para o progresso. Cada um com sua tarefa. E como somos o que pensamos, vamos pensar com racionalidade. E não confunda a racionalidade com limitações. Ela não nos proíbe de nada. Cada um na sua, na caminhada de acordo com seu desenvolvimento racional. O que indica que as portas estão sempre abertas, tanto para o bem quanto para o mal. A escolha é de cada um de nós. Já sabemos que o bom e o mau, somos nós que construímos. A tarefa se torna bem mais fácil na medida em que respeitamos as diferenças entre cada um de nós. “Você é tão pobre ou tão rico quanto o seu vizinho. Senão não seria vizinho dele”. O Emerson tinha toda razão. Então vamos respeitar as diferenças entre nós e nossos vizinhos. E estes não são só os vizinhos da residência. Não vamos confundir as coisas. Todos nós, seres humanos, somos vizinhos, na caminhada para a racionalidade.

Nada de cara amarrada. “Sorria, cante, chore, dance, e viva intensamente, antes que cortina se feche e a peça termine sem aplausos”. (Chaplin). E ninguém tinha mais propriedade para dizer isso do que o Chaplin. Ele soube viver intensamente, fazendo com que cada um de nós vivesse a gloria da vida. Não desperdice o tempo, com o negativo. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460