Como resultado de sua pesquisa de mestrado, a docente Jacinta Ferreira lança a obra “Construção identitária sobre o uso das línguas indígena e portuguesa”. A pesquisa, realizada no Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (IFRR) nos anos 2016 e 2017, aborda a construção da identidade do aluno indígena a partir do uso da língua portuguesa, em harmonia com as línguas nativas. O livro, escrito em parceria com a professora doutora Deborah Freitas, e organizado pelo professor Elói Senhoras, foi lançado pela editora da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e faz parte da coleção Comunicação e Políticas Públicas.
Natural da Paraíba, a professora leciona no Campus Amajari há quatro anos. Para ela, essa é a realização de um sonho. “Espero que a obra possa contribuir para pesquisas na área de linguística aplicada ou em outra que tenha a realidade parecida com a do CAM”, diz. Ainda sobre a obra, ela conta que o livro traz algumas vertentes do campo da construção identitária, entre eles o convívio com o outro e a cultura.
A obra está disponível gratuitamente em e-book no site www.livroeletronico.net (volume 36). Já a versão impressa pode ser adquirida no site www.clubedeaturores.com.br