O Campeonato Roraimense de Voleibol Adulto dos clubes filiados chegou ao seu encerramento na noite desta quarta-feira, 19. A quadra da escola Monteiro Lobato recebeu dois grandes jogos que finalizaram a competição. O título estadual ficou com São Raimundo e 9 de Julho, feminino e masculino, respectivamente.
A noite começou com a disputa feminina entre São Raimundo e AABB. Quem se deu melhor foi a equipe do Mundão, que ergueram o troféu de campeão após derrotar suas adversárias sem muitas dificuldades, por 3 sets a 0 com parciais de (25,19), (25,18) e (25,17).
O treinador da AABB, Anderson de Araújo Alves, agradeceu o convite da Federação já que sua equipe disputou a competição como convidado e fez um breve balanço.
“Só temos a agradecer o convite a Federação. Não disputamos competições dos clubes filiados, mas a gente conseguiu chegar a final desse torneio que é bastante competitivo. Sem esquecer do presidente da AABB, as meninas que chegaram até essa final. A gente sempre quer mais, não deu, mas parabéns pras meninas”, disse o comandante.
Outro treinador que tem muito a comemorar é Lucas Guilherme. O comandante não só chegou às finais, tanto do feminino quanto do masculino, como sagrou-se campeão com dobradinha nos dois naipes.
“O Adulto é muito disputado. Algumas equipes se prepararam o ano todo especialmente pra essa competição, então não é fácil. Particularmente falando do masculino, foi um jogo duro, difícil, que foi dois [sets] a zero no começo, um apagão do nosso time, mas a equipe se encontrou em quadra e graças à Deus deu tudo certo. Falando do feminino, era um resultado já esperado, mas elas jogaram muito, é o que temos feito durante todo esse processo”, comemorou o treinador.
A emoção maior foi na disputa pelo título masculino. Um super jogo marcou a final entre 9 de Julho e GAS. Depois de muito suor e raça, 9 de Julho sagrou-se campeão em uma partida decidida no tie-break, 3 sets a 2 com parciais de (23/25), (22/25), (25/19), (25/11) e (19/17).
O GAS começou a todo vapor. Venceu os dois primeiros sets (23/25 e 22/25), mas caiu nos sets sequentes. Após um apagão no começo do jogo foi a vez do 9 de Julho crescer no jogo. No terceiro set veio a reação: o time venceu (25/19), foi ao quarto set, venceu (25/11) e forçou o tie-break, o set de desempate.
Partida digna de final. O tie-break foi muito equilibrado, disputado ponto a ponto. Após muito equilíbrio, 9 de Julho soltou o grito de campeão após derrotar o GAS com parcial de (19/17).
AABB E GAS FORAM OS VICE-CAMPEÕES ESTADUAIS
(Foto: Bennison de Santana/Folha BV)
O equilíbrio na final masculina foi tão grande que no tie-break, o GAS teve uma chance de liquidar enquanto o 9 de Julho teve quatro.
Líbero campeão, Tanner comentou a partida: “Todo mundo entrou um pouco desligado, faltou concentração. Nossa equipe chegou desligada no início, mas soube se comportar e jogar pra virar o jogo. Todo mundo tem qualidade, e isso nos ajudou, deu tudo certo”, disse.
Do lado do GAS, capitão Célio fez uma breve avaliação da final: “O jogo só termina quando acaba com os três sets vencidos. O fato da gente ter vencido os dois primeiros não significava que teria terminado. Até porque do outro lado tem uma super equipe, experiente e acostumada a chegar nas finais. Nós lutamos, faltou um pouco de paciência, jogo de vôlei é psicológico, mas valeu a pena, foi uma grande final”, afirmou o ponteiro.
A competição era na categoria adulta, mas o que chamou atenção foi que a grande maioria dos atletas eram novos. O presidente da federação comentou o fato.
“A Federação teve um trabalho muito bom encima da base, onde foi desenvolvido vários torneios. Nesse adulto estamos finalizando os trabalhos e nele contando com presença de atletas de 15 a 17 anos, embora seja adulto, temos muitos jogadores nessa faixa etária. Isso leva a crer que estamos no caminho certo, buscando a descoberta de novos atletas e valorizando os que aqui estão”, explicou o mandatário.
“Estamos finalizando este ano e vamos retornar só a partir do dia 18 de fevereiro. A partir daí lançaremos novo calendário onde teremos muitas competições dentro e fora do Estado”, finalizou.
Na terceira colocação no torneio feminino ficou o Náutico e no masculino o Atlético Roraima, que receberam troféus e medalhas e completaram o pódio.