Cotidiano

Quase três mil metros de cabos de energia foram furtados

Para a prefeitura, os prejuízos gerados ao município causam transtornos à população e aos cofres públicos

Durante o ano de 2018, quase 3 mil metros de cabos de energia furtados e quase 600 lâmpadas de LED e piscas de enfeites de natal de ruas, avenidas, abrigos de ônibus, praças e quiosques foram substituídos, segundo dados da Prefeitura de Boa Vista.

Também nesse período, foram furtadas seis centrais de ar das paradas climatizadas, 98 baterias, 2 controladores de cargas. O vandalismo também causou danos a 14 novos abrigos de ônibus.  

Placas de trânsito, bancos de praças, fontes da Praça das Águas, ônibus, playgrounds, lixeiras e equipamentos de energia solar também estão entre os alvos dos criminosos. Para a prefeitura, os prejuízos gerados ao município com esse tipo de delito causam transtornos à população e aos cofres públicos, uma vez que o dinheiro utilizado para o reparo poderia ser usado para construir novos espaços.

Danificar ou destruir propriedade, seja pública ou privada, é crime, conforme o artigo 163 do Código Penal brasileiro, e a pena para quem for pego destruindo o patrimônio público pode variar de seis meses a três anos de detenção além de multa.

Quem presenciar um ato de pode acionar a Guarda Municipal, no telefone 153, a Polícia Militar, pelo telefone 190, ou fazer uma denúncia por meio da Central de Atendimento 156. Diante dos dados, a Superintendência da Guarda Civil Municipal (GCM) informou que vai intensificar o combate ao vandalismo.