O número de brasileiros com 10 anos ou mais que tiveram acesso a internet em 2016 e 2017 aumentou de 64,7% para 69,8%.
É o que aponta a pesquisa divulgada esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para a socióloga, Carla Domingues, especializada em segurança pública, este crescimento do aumento do acesso a internet deve-se a globalização.
“Há sociólogos contemporâneos que dizem que vivemos na era da “cibercultura”. Essa nova relação social é explicada, pois podemos estabelecer contato virtual com pessoas que moram em países diferentes, por exemplo. Há quem diga que a individualização da internet isola o indivíduo do mundo social, mas depende muito, pois ao longo do tempo foi construída uma “cibercultura”, impulsionada por uma ‘Sociedade de Rede’ ”, afirma.
Ainda de acordo com a socióloga “devido a facilidade de acesso a internet a ‘Sociedade de Rede’ temos a possibilidade de evoluir e nos adaptar a essa nova realidade”, afirmou.
Danielle Arnaldo, 23, é jornalista e afirma que sempre utiliza a internet no dia a dia. “Preciso da internet diariamente para diversos fins: estudar, acompanhar portais de notícias e usar as redes sociais para falar com familiares e amigos, resolver problemas de trabalho e entretenimento”, explica.
O estudante de comunicação social, João Vianna, também vê de forma positiva o aumento de pessoas com internet em casa.
“Eu uso a internet principalmente para meios acadêmicos onde os materiais e acompanhamento da matrícula são online. Também para o deslocamento, posso fazer quase tudo pelo celular. Então, acredito que é benéfico esse crescimento”, pontuou.
Os dados são do suplemento Tecnologias da Informação e Comunicação da Pnad Contínua e mostra que em todas as regiões do país, houve variação positiva entre quatro e seis pontos percentuais.
Reportagem de Yara Walker – FolhaBV