Cotidiano

Confira os horários das missas na Capital

As missas são realizadas mais cedo para que o maior número de fiéis participe das celebrações

As paróquias de Boa Vista terão programação religiosa especial de Natal, data em que os cristãos celebram o nascimento de Jesus Cristo. Nesta segunda, 24, véspera de Natal e terça-feira, 25, a Diocese de Roraima programou missas em horários diferenciados nas paróquias da Capital, além da Catedral Cristo Redentor, localizada no Centro Cívico.

De acordo com o bispo de Roraima, Dom Mário Antônio Silva, antigamente as missas natalinas eram realizadas às 20h, 21h até 22h e só iam acabar à meia-noite. “No dia 24 nós realizamos a Missa da Noite de Natal, que é a celebração da luz e valorização da família, tendo em vista o nascimento do Menino Jesus. Antigamente essas missas eram realizadas à meia-noite, aquilo que as pessoas chamam de Missa do Galo, a missa que o Papa celebra no Vaticano com transmissão pela televisão”, disse.

Ainda de acordo com o bispo, por motivo pastoral e também de segurança dos fiéis, as celebrações passaram a ser realizadas mais cedo. “Tem a questão da segurança dos fiéis, mas também a questão pastoral; queremos que o maior número de fiéis participe das celebrações, para posteriormente reunirem com a família, de maneira fraterna, em torno da ceia de Natal”, ressalta.

Mas, segundo o bispo, a programação de Natal tem início no começo do mês de dezembro, é o chamado Advento. São quatro domingos de contemplação, transformação e vigilância, na espera da vinda do Senhor, no dia do Natal.

“A festa do Cristo Rei encerra o que nós chamamos de Ano Litúrgico, diferente do calendário do ano civil. Então nós temos, quatro semanas do tempo do advento, que é o tempo de esperança, de preparação para o Natal. E neste ano, o último domingo foi o dia 23, que é 4º domingo do advento, onde a personagem é Maria, a mãe de Jesus, já nos trazendo a alegria da salvação. E no dia 24, que é véspera de Natal, é a celebração do Mistério da Salvação, que veio trazer paz e ao mesmo tempo vitória para toda a humanidade, sob o pecado e morte”, destaca.

Bispo de Roraima, Dom Mário Antônio Silva (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

Nascimento de Jesus – Para o bispo diocesano, Dom Mário, o Natal vai muito além de uma data festiva e precisa ser lembrado como o nascimento de Jesus. “Para nós, cristãos, o Natal não é a magia do Papai Noel, é o mistério do Menino Jesus, de um Deus encarnado que assume a condição humana para libertar a humanidade do pecado e da morte, e proporcionar a todos nós a possiblidade de vida aqui na Terra, com harmonia, justiça e paz, além da promessa da vida eterna”, disse.

De acordo com o bispo diocesano, o tempo de Natal move e comove as pessoas, para a caridade, solidariedade, para a vivência de paz e reflexão sobre a vida. “É bonito ver que tantas famílias fazem o propósito de viver mais em união, de programar melhor suas atividades, de ir juntos à igreja, de ajudar o próximo, então têm muitos frutos positivos que sinalizam a necessidade de que o Natal não seja concreto na vida das pessoas, diante de tantas situações que são amargas, que são desalentadoras e que são muito tristes, que são reais, mas que não podem apagar, anestesiar o cristão da possibilidade de fazer o bem, de fazer aquilo que Jesus fez, das ações pelas quais ele viveu e deu a sua própria vida”.

Dom Mário destaca que essa época também é importante para a convivência em família e com amigos. “Natal também é oportunidade de troca de presentes, de família unida e reunida, é uma época bonita, de comensalidade, de estar junto à mesa, com comidas saborosas, suculentas, com bebidas deliciosas, sem desperdício e sem exageros, é claro, mas dentro de uma naturalidade, aproveitar tudo isso que é beleza da criação e que Deus colocou à disposição do ser humano para que desfrute com sabedoria e também solidariedade”, completa.

Confira a programação em algumas paróquias:

Catedral Cristo Redentor

24/12 – Missa às 19h30

25/12 – Missa às 19h

Paróquia N. Sra. do Rosário

24/12 – Missa às 18h

Paróquia Rainha da Paz

24/12 – Missa às 18h

Paróquia dos Migrantes

24/12 – Missa às 18h

Paróquia Menino Jesus

24/12 – Missa às 19h30

Paróquia São Francisco

24/12 – Missa às 19h30

Paróquia São José

24/12 – Missa às 19h30

Paróquia Santa Clara

24/12 – Missa às 19h30

Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro

25/12 – Missa às 19h30

Paróquia Santíssima Trindade

25/12 – Missa às 19h30