Neste sábado, dia 21, todos os postos de Saúde, os municípios do Interior do estado estarão funcionando durante todo dia por conta do Dia D de Vacinação contra o Sarampo. Crianças de zero a cinco anos e adultos, que ainda não tenham se vacinado contra a doença, devem ir aos postos.
Roraima registrou um caso da doença, por isso é importante que todas as crianças sejam vacinadas e assim garantir que a doença não volte a ser registrada no estado. “O Sarampo é uma doença que pode se agravar, portanto a população precisa ter noção dessa gravidade e buscar a imunização”, explicou coordenadora-geral de Vigilância em Saúde, Daniela Souza.
Ela ressalta que todos os municípios e inclusive a Capital estão abastecidos com as doses da vacina e, portanto, preparados para o Dia “D” neste sábado. “Desde o último dia 14, foram intensificadas as vacinações e estas estão disponíveis durante a semana, em todos os postos de Saúde da Capital e do Interior”, informou.
Na última campanha realizada contra a doença, a meta era vacinar 95% do público-alvo (crianças entre seis meses e cinco anos), entretanto a campanha, depois de prorrogada por duas vezes, encerrou com 70% do público-alvo vacinado. “A ideia deste dia D é alcançar a meta estabelecida, já que é um dia em que as pessoas geralmente têm mais tempo e poderão ir aos postos. Assim pretendemos ter um estado altamente imunizado contra o Sarampo”, disse a coordenadora, destacando a necessidade dos pais priorizarem este dia e levar os filhos para serem vacinados.
SARAMPO – O Sarampo é uma doença viral aguda e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção é por meio de vacina.
Cotidiano
Postos do interior realizam vacinação contra o sarampo neste sábado
Crianças de zero a cinco anos e adultos, que ainda não tenham se vacinado contra a doença, devem ir aos postos