Nesta segunda-feira, 6, o Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Roraima) deu início à Operação “Aula Segura”, com o objetivo de fiscalizar a qualidade e a conformidade dos materiais escolares comercializados na capital. A ação, que segue até sexta-feira, 10, abrange 30 lojas, incluindo livrarias, papelarias, supermercados e lojas de variedades.
O foco principal da operação é combater a venda de produtos fora dos padrões estabelecidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), garantindo a segurança dos consumidores e informando a população sobre os riscos de itens que não atendem às exigências do órgão regulador nacional.
De acordo com Isabella Dias, presidente do Ipem-RR, a operação faz parte de um movimento nacional coordenado pelo Inmetro, visando garantir a segurança das crianças e adolescentes que utilizarão esses produtos. “Alguns itens de material escolar precisam ter o selo de conformidade do Inmetro. Esse selo garante que os produtos passaram por testes laboratoriais e estão aptos para o uso seguro”, explicou.
Vitor Alves, gerente de Conformidades do Ipem-RR, destacou que, ao comercializar produtos dentro dos padrões do Inmetro, as empresas asseguram a qualidade e segurança dos materiais para os consumidores. “A população tem um papel fundamental no controle de qualidade desses produtos. Ao comprar materiais escolares, os consumidores devem verificar se os itens estão dentro das normas e, caso encontrem produtos irregulares, podem fazer denúncias”, orientou.
No primeiro dia da operação, 60 fiscalizações foram realizadas em seis estabelecimentos. Caso o consumidor perceba alguma irregularidade, pode denunciar pelo telefone da Ouvidoria do Ipem: (95) 98418-6602.