2025 terá 13 feriados bancários; agências não atenderão ao público

Quatro deles cairão no sábado ou domingo, quando não há atendimento presencial nas agências. Ano também terá dois dias com expediente especial

Para fazer a negociação os clientes podem procurar as agências do banco. (Foto: Arquivo FolhaBV)
Para fazer a negociação os clientes podem procurar as agências do banco. (Foto: Arquivo FolhaBV)

O ano de 2025 contará com 13 feriados bancários nacionais, em que não haverá atendimento ao público nas agências. Quatro desses feriados cairão em sábados ou domingos, quando as agências não funcionam.

O calendário segue a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional (CMN), que define como não úteis para operações bancárias os sábados, domingos e feriados nacionais, além das datas específicas de Carnaval.

Nos dias 3 e 4 de março (segunda e terça de carnaval), as agências estarão fechadas. Já na quarta-feira de Cinzas (5 de Março), o expediente começara às 12h , encerrando em horário normal de funcionamento das agências. Em localidades onde as agências fecham antes das 15h, o início do atendimento será antecipado para garantir ao menos três horas de funcionamento ao público.

Confira as datas:

Foto: Reprodução/Febraban

A Febraban recomenda que os clientes priorizem o uso de canais digitais, como aplicativos e internet banking, para realizar pagamentos e transferências durante os feriados. Contas com vencimento nesses dias poderão ser pagas no próximo dia útil sem acréscimos.

“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, explica Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Os canais eletrônicos oferecem a maior parte das transações bancárias, como pagamentos, transferências e consultas de saldo e extrato.

“Esses canais oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondentes também estão entre as alternativas de atendimento”, reforça Faria.