Inscrições para o Sisu iniciam nesta sexta-feira (17)

A chamada regular, com os candidatos selecionados, será divulgada no dia 26 de janeiro

sisu-2023
Interessados podem acessar as vagas ofertadas e conferir os cursos disponíveis por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2025 começam nesta sexta-feira (17) e seguem até o dia 21 de janeiro. O processo é gratuito e será realizado pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A chamada regular, com os candidatos selecionados, será divulgada no dia 26 de janeiro.

Para se inscrever, o candidato deve atender a alguns requisitos: ter completado o ensino médio, ter participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação, conforme estabelece a Portaria MEC nº 391/2002. Aqueles que participaram do Enem 2024 na condição de “treineiros”, ou seja, para fins de autoavaliação antes de concluir o ensino médio, não poderão se inscrever.

Em 2025, o Sisu contará com uma única etapa de inscrição para os candidatos que buscam uma vaga nas instituições de ensino superior. A seleção será válida para todo o ano de 2025, com os candidatos concorrendo às vagas ofertadas de uma só vez. A matrícula nas universidades deve ser feita no período determinado no edital, tanto para os selecionados na chamada regular quanto para os que forem chamados na lista de espera.

O Sisu 2025 ofertará vagas para cursos com início previsto tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2025. A escolha do semestre de ingresso dependerá da classificação do candidato no curso desejado, e não poderá ser definida pelo próprio estudante.

A classificação será baseada no desempenho obtido pelo candidato no Enem 2024, inicialmente na modalidade de ampla concorrência. A distribuição das vagas seguirá, ainda, os critérios de reserva de vagas previstos pela Lei de Cotas, com atenção especial para a inclusão de estudantes de escolas públicas, baixa renda, pessoas com deficiência, além de candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas. Esses percentuais de vagas são baseados nos dados mais recentes do Censo 2022, realizado pelo IBGE.

Caso não seja selecionado na chamada regular, o candidato poderá manifestar interesse na lista de espera entre os dias 26 e 31 de janeiro, também pelo Portal Único de Acesso. A lista de espera será utilizada pelas instituições de ensino superior para preencher as vagas eventualmente não ocupadas durante o processo regular.

Confira o cronograma completo do Sisu 2025:

  • Inscrições: 17 a 21 de janeiro
  • Chamada regular: 26 de janeiro
  • Matrícula ou registro acadêmico: 27 a 31 de janeiro
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro

O Sisu foi criado pela Portaria Normativa nº 2, em 2010, e regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 2012. Ele reúne as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior que aderiram ao processo seletivo. A maioria das instituições participantes são federais, com destaque para universidades e institutos federais.