As vendas nos shoppings da capital cresceram em relação aos anos anteriores.Na semana que antecedeu o Natal, de 18 a 24 de dezembro, os Shoppings do bairro cauamé e caçari registraram resultados acima do esperado.
Mas o resultado não foi positivo somente no Estado. Segundo dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop),as vendas de Natal em shoppings centers brasileiros cresceram 5,5% este ano.
De acordo com coordenadora de marketing do shopping localizado no bairro cauamé, Camila Costa,o fluxo de clientes subiu 34% e o de veículos 11%, ambos em relação ao mesmo período no ano passado. Só no final de semana do Natal, de 22 a 24 de dezembro, passaram pelo shopping mais de 66 mil pessoas.
“Dia dia 1 ao dia 25 de dezembro, o número de pessoas que passou pelo shopping foi quase o mesmo da população de Boa Vista: 385 mil pessoas. Já do dia 1 de janeiro a 25 de dezembro, o número chegou a 3,7 milhões de pessoas, o que equivale a um crescimento de 18% em comparação com o mesmo período de 2017”, explica.
Neste feriado também houve aumento de mais de 15% no fluxo de veículos e 18% de pessoas, no shopping do bairro caçari.
Segundo o coordenador de Markenting, Junior Carneiro, do shopping do bairro caçari os itens com maiores números de vendas são artigos de vestuário. Eles somam mais de 28% do total de vendas registrado em todo o shopping. Logo atrás vêm os eletrônicos e telefonia celular.
Dados Nacionais
Em relação aos anos anteriores, especialmente desde 2014, este é o melhor resultado das vendas de natal, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Em 2018, o crescimento nas vendas corresponde a 2,66% ,em relação aos anos anteriores,.De acordo com o diretor de Relações Institucionais do Clube de Diretores Lojistas do Estado de Roraima (CDL-RR), Fabiano de Cristo o crescimento foi acima da expectativa.
“O pagamento atrasado dos servidores do Estado, foi o fôlego que o varejo precisava. Houve sim um crescimento acima da expectativa nas vendas e que acompanhou o movimento nacional. Voltado para alguns segmentos do varejo, como calçados e confecções que gerou um aquecimento no natal”, afirma.